"Navegar é preciso": o Continuum Experiencial de Programação com a Web

  • Daniela D. S. Bagatini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Biasuz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Este artigo trata da busca na Web e as implicações dessa experiência para estudantes universitários de Computação na resolução de problemas de programação. A partir do entendimento de experiência e dos princípios de continuidade e de interação de Dewey, percorremos um quadro metodológico que inclui: (1) dados de um questionário (n=149 respostas) que fornece indícios acerca da valorização da experiência sustentada na importância, satisfação e indispensabilidade atribuída a Web; (2) dados de entrevistas com estudantes que evidenciam implicações da relação com o meio. Observamos que os estudantes entendem a experiência com a Web como positiva e são cientes das boas e más implicações desta.

Palavras-chave: Programação de computadores, Busca na Web, Resolução de problemas

Referências

Bejarano, A. M.; García, L. E.; Zurek, E. E. (2015) Detection of source code similitude in academic environments. In: Computer, January 2015, Vol.23(1), p.13-22.


Cosma, G.; Joy, M.; Sinclair, J.; Andreou, M.; Zhang, D.; Cook, B.; Boyatt, R. (2017) Perceptual Comparison of Source-Code Plagiarism within Students from UK, China, and South Cyprus Higher Education Institutions. In: ACM Transactions on Computing Education (TOCE), May, Vol.17(2), Article 8, p.1-16.


Cupani, A. (2013) Filosofia da tecnologia: um convite. 2ed. Florianópolis: Ed. UFSC.


Dewey, J. (1976) Experiência e educação. / tradução Anísio Teixeira. 2ed. São Paulo: Ed. Nacional.


Dewey, J. (1978) Vida e educação. / tradução Anísio S. Teixeira. 10 ed., São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar.


Fisher, M.; Goddu, M. K; Keil, F. C. (2015) Searching for explanations: How the Internet inflates estimates of internal knowledge. In: Journal of Experimental Psychology: General, v.144, n.3, p.674–687.


Flores, E.; Barrón‐Cedeño, A.; Moreno, L.; Rosso, P. (2015) Uncovering source code reuse in large‐scale academic environments. In: Computer Applications in Engineering Education, May, v.23(3), p. 383-390.


Kermek, D.; Novak, M. (2016) Process Model Improvement for Source Code Plagiarism Detection in Student Programming Assignments. In: Informatics in Education, v.15(1), p.103-126.


Larrosa, J. B. (2002) Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação, n.19, p.20-28.


Liu, X.; Xu, C.; Ouyang, B. (2015) Plagiarism Detection Algorithm for Source Code in Computer Science Education. In: International Journal of Distance Education Technologies, v.13(4), p.29-39.


Manovich, L. (2002) Who is the Author? Sampling / Remixing / Open Source. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 2020.


McLuhan, M. (1964) Os meios de comunicação: como extensões do homem. 4ed. São Paulo: Cultrix, 1964. 407p.


Moraes, R. (2003) Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. In: Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p.191-211.


Powers, W. (2012) O BlackBerry de Hamlet: uma filosofia prática para viver bem na era digital. / tradução Daniel Abrão. São Paulo: Alaúde Editorial. 227p.


Soares, R. O.; Bagatini, D. D. S.; Reategui, E. B.; Biasuz, M. C. V.; Zaffaroni, F. (2018) Uso da Internet por Estudantes Universitários: um Campo de Estudo Emergencial. In: Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v.17, p.1-11.


Sparrow, B.; Liu, J.; Wegner, D. M. (2011) Google effects on memory: cognitive consequences of having information at our fingertips. In: Science, v.333(6043), p.776–778.


Wang, Y.; Wu, L.; Luo, L.; Zhang, Y.; Dong, G. (2017) Short-term Internet search using makes people rely on search engines when facing unknown issues. In: PLoS One. 12(4).
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BAGATINI, Daniela D. S.; BIASUZ, Maria Cristina. "Navegar é preciso": o Continuum Experiencial de Programação com a Web. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.11.