Um Estudo sobre o Desenvolvimento da Carreira das Estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática

Resumo


Este artigo tem como objetivo a realização um estudo sobre o processo de desenvolvimento da carreira de estudantes de gênero feminino do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) em Informática a fim de identificar os fatores que influenciam este processo para que elas almejem pela continuidade da sua formação na área em um curso de ensino superior em Computação. Este estudo configura-se como qualitativo exploratório de design multimétodo, tendo sido realizado com 78 estudantes de gênero feminino e 2 docentes do EMIEP em Informática via questionários, grupos focais e entrevistas. A partir de uma análise cristalizada dos dados foi possível identificar 93 fatores de influência no desenvolvimento da carreira das estudantes e elaborar modelos de domínio destes fatores em cada etapa do processo de desenvolvimento da carreira

Palavras-chave: Desenvolvimento da Carreira, Ensino Médio Integrado em Informática, Estudantes de Gênero Feminino

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Publicado
24/11/2020
RIBEIRO, Karen da Silva Figueiredo Medeiros; MACIEL, Cristiano. Um Estudo sobre o Desenvolvimento da Carreira das Estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.21.