Ilha das operações: um recurso educacional digital com múltiplas representações para a compreensão do campo aditivo

  • Juscileide Braga de Castro Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Youri Miranda de Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Lidya de Lima Monteiro Rufino Universidade Federal do Ceará
  • Joyce da Silva Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Rayssa Melo de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Márcia Duarte Medeiros Centro Universitário UniFanor
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este trabalho apresenta o Recurso Educacional Digital (RED) Ilha das Operações: em busca das pedras Somartius e Subtrartius, desenvolvido para explorar conceitos presentes em situações do campo aditivo. O RED foi desenvolvido por grupo multidisciplinar, com HTML5, Java Script e CSS. Do ponto de vista pedagógico, este RED destina-se ao 3° ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, podendo ser usando dentro ou fora de sala de aula, para resolução de exercícios e para avaliação diagnóstica. Com o suporte da gamificação e interface interativa com múltiplas representações (textual, numérica, pictórica), o usuário é convidado a resolver situações de composição e de transformação de quantidades, ou seja, com as ideias de juntar, separar, acrescentar e retirar.

Palavras-chave: Recurso Educacional Digital, Campo Aditivo, BNCC, Ensino Fundamental

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Publicado
24/11/2020
CASTRO, Juscileide Braga de; FREITAS, Francisco Youri Miranda de; RUFINO, Lidya de Lima Monteiro; SOUSA, Joyce da Silva; OLIVEIRA, Rayssa Melo de; GOMES, Nassara Maia Cabral Cardoso; MEDEIROS, Márcia Duarte; CASTRO FILHO, José Aires de. Ilha das operações: um recurso educacional digital com múltiplas representações para a compreensão do campo aditivo. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 108-115. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.108.