Ilha das operações: um recurso educacional digital com múltiplas representações para a compreensão do campo aditivo

  • Juscileide Braga de Castro Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Youri Miranda de Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Lidya de Lima Monteiro Rufino Universidade Federal do Ceará
  • Joyce da Silva Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Rayssa Melo de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Márcia Duarte Medeiros Centro Universitário UniFanor
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este trabalho apresenta o Recurso Educacional Digital (RED) Ilha das Operações: em busca das pedras Somartius e Subtrartius, desenvolvido para explorar conceitos presentes em situações do campo aditivo. O RED foi desenvolvido por grupo multidisciplinar, com HTML5, Java Script e CSS. Do ponto de vista pedagógico, este RED destina-se ao 3° ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, podendo ser usando dentro ou fora de sala de aula, para resolução de exercícios e para avaliação diagnóstica. Com o suporte da gamificação e interface interativa com múltiplas representações (textual, numérica, pictórica), o usuário é convidado a resolver situações de composição e de transformação de quantidades, ou seja, com as ideias de juntar, separar, acrescentar e retirar.

Palavras-chave: Recurso Educacional Digital, Campo Aditivo, BNCC, Ensino Fundamental

Referências

Braga, J.;Dotta, S. C.; Pimentel, E.;Stransky, B. (2012). “Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade”. In: DesafIE -Workshop de Desafios da Computação aplicados à Educação, Curitiba. Anais do DesafIE -Workshop de Desafios da Computação aplicados à Educação, 2012.


Brasil (2019) “Relatório SAEB 2017” Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.


Brasil (2017) “Base Nacional Comum Curricular”. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, Brasília, DF: SEB.


Castro, J.B., Freitas, F.Y. M., Rufino, L., Sousa, J.S., Souza, N., Medeiros, M.D., Souza, M;Castro Filho, J.A.(2020). Ilha das Operações: Um Recurso Educacional Digital com Múltiplas Representações para a Compreensão do Campo Multiplicativo. In “Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação”, p. 668-674. Porto Alegre: SBC.


Castro, J. B. (2016) “Construção do conceito de covariação por estudantes do Ensino Fundamental em ambientes de múltiplas representações com suporte das tecnologias digitais” 2016. 275 f. Tese (Doutorado) -Curso deDoutorado em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.


Magina, S. P.; Santana, E. R. S.; Cazorla, I. M.; Campos, T. M. M.(2010) As Estratégias de Resolução de Problemas das Estruturas Aditivas nas Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental. “Zetetiké”, Unicamp, v. 18 n. 34, p. 15-50.


Silva, J. B.; Sales, G. L.; Castro, J. B. (2018) “Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica”. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018).


Tytler, R.; Prain, V.; Peterson, S. (2007) Representational issues in students learning about evaporation. “Research in Science Education”, v. 37, p. 313-331.


Vergnaud (2009)“A criança, a matemática e a realidade:problemas do ensino da matemática na escola elementar”. Tradução Maria Lucia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. Curitiba: Editora da UFPR.
Publicado
24/11/2020
CASTRO, Juscileide Braga de; FREITAS, Francisco Youri Miranda de; RUFINO, Lidya de Lima Monteiro; SOUSA, Joyce da Silva; OLIVEIRA, Rayssa Melo de; GOMES, Nassara Maia Cabral Cardoso; MEDEIROS, Márcia Duarte; CASTRO FILHO, José Aires de. Ilha das operações: um recurso educacional digital com múltiplas representações para a compreensão do campo aditivo. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 108-115. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.108.