Kaya: plataforma móvel gamificada de apoio à colaboração entre estudantes
Resumo
A colaboração é tida como um aspecto facilitador da aprendizagem em várias teorias pedagógicas. Por outro lado, estratégias baseadas em Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) e na gamificação de ambientes de aprendizagem têm sido propostas. No entanto, poucas soluções têm sido propostas na comunidade brasileira que incorporem recursos tecnológicos dos dispositivos móveis, tais como a geolocalização, em ambientes gamificados de suporte ao ensino. Dessa forma, o artigo apresenta o desenvolvimento do protótipo da Kaya, uma plataforma gamificada que visa suportar explicitamente a colaboração entre participantes.
Referências
DETERDING, S. et al. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining “Gamification”. In: 2011, New York, NY, USA. Proceedings of MindTrek2011. New York, NY, USA: ACM, 2011. p. 9–15.
LEMOS, A. Jogos Móveis Locativos-Cibercultura, espaço urbano e mídia locativa. Revista USP, [S. l.], n. 86, p. 54–65, 2010. OGAWA, A. N.; KLOCK, A. C. T.; GASPARINI, I. Avaliação da gamificação na área educacional: um mapeamento sistemático. In: CBIE2016. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE2016). Uberlândia: SBC, 2016.
PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.
PRENSKY, M. Digital Game-Based Learning. Washington: McGraw-Hill Pub.Co., 2001. E-book.
SANTOS,V. et al. Projeto Kaya: Design Centrado no Jogador para uma Plataforma Gamificada de Apoio à Colaboração no Ensino. In: IHC2019.Anais do I Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC, 2019. p. 31–38.
VANDENABEELE, V. et al. P-III: A Player-Centered, Iterative, Interdisciplinary and Integrated Framework for Serious Game Design and Development. In: S. De Wannemacker, S. Vandercruysse, G. Clarebout(Org.) Serious Games: The Challenge. Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2012. p. 82–86.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.