Kaya: plataforma móvel gamificada de apoio à colaboração entre estudantes

  • Yves Gabriel Vieira Maia IFSP
  • Leticia Rejane Vidal Souza IFSP
  • Vinicius Costa dos Santos IFSP
  • Thiago Barcelos IFSP

Resumo


A colaboração é tida como um aspecto facilitador da aprendizagem em várias teorias pedagógicas. Por outro lado, estratégias baseadas em Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) e na gamificação de ambientes de aprendizagem têm sido propostas. No entanto, poucas soluções têm sido propostas na comunidade brasileira que incorporem recursos tecnológicos dos dispositivos móveis, tais como a geolocalização, em ambientes gamificados de suporte ao ensino. Dessa forma, o artigo apresenta o desenvolvimento do protótipo da Kaya, uma plataforma gamificada que visa suportar explicitamente a colaboração entre participantes.

Palavras-chave: Plataforma Móvel, Gamificação, Colaboração, Aprendizagem Baseada em Jogos

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Publicado
24/11/2020
MAIA, Yves Gabriel Vieira; SOUZA, Leticia Rejane Vidal; SANTOS, Vinicius Costa dos; BARCELOS, Thiago. Kaya: plataforma móvel gamificada de apoio à colaboração entre estudantes. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 140-147. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.140.