Coh-Metrix PT-BR: Uma API web de análise textual para a educação

  • Raissa Camelo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Samuel Justino Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rafael Ferreira Leite de Mello Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


O Coh-Metrix é um sistema computacional que possui diferentes medidas de análise textual incluindo legibilidade, coerência e coesão textual. Essas medidas permitem uma análise mais profunda de diferentes tipos de textos educacionais como redações, respostas de perguntas abertas, mensagens em fóruns educacionais, entre outros. Este protótipo apresenta uma uma API web com a adaptação das medidas do Coh-Metrix para a língua portuguesa do Brasil.

Palavras-chave: Análise textual, Língua Portuguesa, API

Referências

Barbosa, G., Camelo, R., Cavalcanti, A. P., Miranda, P., Mello, R. F., Kovanović, V.,and Gašević, D. (2020). Towards automatic cross-language classification of cognitive presence in online discussions. In Proceedings of the Tenth International Conference on Learning Analytics & Knowledge, pages 605–614.


Dowell, N. M., Graesser, A. C., and Cai, Z. (2016). Language and discourse analysis with coh-metrix: Applications from educational material to learning environments at scale. Journal of Learning Analytics, 3(3):72–95.


Graesser, A. C., McNamara, D. S., and Kulikowich, J. M. (2011). Coh-metrix: Providing multilevel analyses of text characteristics. Educational researcher, 40(5):223–234.


Graesser, A. C., McNamara, D. S., Louwerse, M. M., and Cai, Z. (2004). Coh-metrix: Analysis of text on cohesion and language. Behavior research methods, instruments,& computers, 36(2):193–202.


Latifi, S. and Gierl, M. (2020). Automated scoring of junior and senior high essays using coh-metrix features: Implications for large-scale language testing. Language Testing, page 0265532220929918.


Lei, C.-U., Man, K., and Ting, T. (2014). Using coh-metrix to analyse writing skills of students: A case study in a technological common core curriculum course. Lecture Notes in Engineering and Computer Science.


McCarthy, M., Lightman, J., Dufty, F., and McNamara, S. (2019). Using coh-metrix to assess cohesion and difficulty in high-school textbooks.


McKlin, T. E. (2004). Analyzing cognitive presence in online courses using an artificial neural network.


Murilo Gazzola, Sidney Evaldo Leal, S. M. A. (2019). Predição da complexidade textual de recursos educacionais abertos em português. In Proceedings of the Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology.


Quispesaravia, A., Perez, W., Cabezudo, M. S., and Alva-Manchego, F. (2016). Coh-metrix-esp: A complexity analysis tool for documents written in spanish. In Proceedings of the Tenth International Conference on Language Resources and Evaluation(LREC’16), pages 4694–4698.


Wolfe, C. R., Widmer, C. L., Torrese, C. V., and Dandignac, M. (2018). A method for automatically analyzing intelligent tutoring system dialogues with coh-metrix. Journal of Learning Analytics, 5(3):222–234.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CAMELO, Raissa; JUSTINO, Samuel; MELLO, Rafael Ferreira Leite de. Coh-Metrix PT-BR: Uma API web de análise textual para a educação. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 179-186. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.179.