Pharos: um jogo educacional digital inovador para auxiliar no ensino e aprendizagem da Matemática
Resumo
A Matemática é uma disciplina que enfrenta muitos problemas pois os alunos sentem dificuldade em aprendê-la e a consideram chata. Essa realidade é vivenciada desde o ensino básico até o ensino superior. Portanto, é necessário buscar alternativas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática para estimular os alunos na construção do próprio conhecimento. O jogo Pharos se insere neste contexto pois visa auxiliar o ensino da Matemática nos cursos de licenciatura da UAB, propondo uma solução inovadora baseada na modelagem matemática para simular fenômenos através de puzzles em que os jogadores interagem com o mundo simulado.
Referências
Barbosa, J.(2004). “Contextualização e a Modelagem na Educação Matemática do Ensino Médio”. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife: SBEM.
Barbosa, J., Madeira, C. (2019) “PlayEduc: A Conceptual Framework for the Development of Digital Educational Games”. In the Proceedings of the IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies, p.103-104.
Bassanezi, R. C. (2002). “Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática”. Editora Contexto, 4ª ed., 390p.
Chandler, H.; Silva, A.; Bittencourt, J. (2012). Manual de Produção de Jogos Digitais. Porto Alegre: Bookman, 2ª ed., 508p.
Gee, J. P. (2010). “Bons Video jogos + Boa Aprendizagem: Colectânea de Ensaios sobre os Videojogos, a Aprendizagem e a Literacia”. Tradução de Maria de Lemos Teixeira. Portugal: Edições Pedago.
Petri, G.; Wangenheim, C.; Borgatto, A. (2017). “Evolução de um modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação”. Workshop sobre Educação em Computação.
Savi, R.; Ulbricht, V. (2008). “Jogos Digitais Educacionais: benefícios e desafios”. Novas Tecnologias em Educação (RENOTE), v. 6, n. 2.
Skovsmose, O. (1994). “Towards a critical mathematics education. Educational studies in mathematics”, 1994, 27.1: 35-57.
Unity. (2020). Produtos: Unity Platform. Página de Produtos. Disponível em: