Investigando o Senso de Presença na Educação a Distância

  • Aliane Loureiro Krassmann IFFar
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS
  • Magda Bercht UFRGS

Resumo


A fim de contribuir com a atenuação de fragilidades da modalidade Educação a Distância (EAD), tais como carências de relações interpessoais, do uso de tecnologias mais interativas e dinâmicas, e da realização de práticas profissionais, esta pesquisa investiga o senso de presença, um construto da dimensão afetiva definido como a sensação de "estar lá", por meio do desenvolvimento e aplicação de Mundos Virtuais (MVs). Os resultados de estudos conduzidos com a participação de um total de 132 estudantes possibilitaram a organização de diretrizes de apoio às decisões de implementação de MVs, considerando os benefícios do senso de presença para o contexto da EAD.

Palavras-chave: Educação a Distância, Mundos Virtuais, Senso de Presença

Referências

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Publicado
22/11/2021
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KRASSMANN, Aliane Loureiro; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; BERCHT, Magda. Investigando o Senso de Presença na Educação a Distância. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 10. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.217613.