Investigando o Senso de Presença na Educação a Distância
Resumo
A fim de contribuir com a atenuação de fragilidades da modalidade Educação a Distância (EAD), tais como carências de relações interpessoais, do uso de tecnologias mais interativas e dinâmicas, e da realização de práticas profissionais, esta pesquisa investiga o senso de presença, um construto da dimensão afetiva definido como a sensação de "estar lá", por meio do desenvolvimento e aplicação de Mundos Virtuais (MVs). Os resultados de estudos conduzidos com a participação de um total de 132 estudantes possibilitaram a organização de diretrizes de apoio às decisões de implementação de MVs, considerando os benefícios do senso de presença para o contexto da EAD.
Referências
Alsaaty, F. M., Carter, E., Abrahams, D. and Alshameri, F. (2016) Traditional versus online learning in institutions of higher education: Minority business students’ perceptions. In Business and Management Research, 5(2), 31-41.
Hartley, M. D., Ludlow, B. L. and Duff, M. C. (2015) Second Life®: A 3D virtual immersive environment for teacher preparation courses in a distance education program. In Rural Special Education Quarterly, 34(3), 21-25.
Kolb, D. (1984) "Experiential learning: Experience as the source of learning and development", In: Prentice-Hall.
Lester, J. C., Converse, S. A., Kahler, S. E., Barlow, S. T., Stone, B. A. and Bhogal, R. S. (1997, March) "The persona effect: affective impact of animated pedagogical agents." In: Proceedings of the ACM SIGCHI Conference on Human factors in computing systems (pp. 359-366).
Makowski, D., Sperduti, M., Nicolas, S. and Piolino, P. (2017). "Being there" and remembering it: Presence improves memory encoding. In Consciousness and cognition, 53, 194-202.
Park, H. S. (2015) Comparing student research competencies in online and traditional face-to-face learning environments. In Online Journal of Distance Education and eLearning, 3(1), 1.
Porto Bellini, C. G. (2018) "The ABCs of effectiveness in the digital society." In: Communications of the ACM, 61(7), 84-91.
Witmer, B. G. and Singer, M. J. (1998) Measuring presence in virtual environments: A presence questionnaire. In Presence, 7(3), 225-240.