Estudo sobre um curso de formação em Pensamento Computacional para professores do ensino básico das áreas de Matemática e Informática
Resumo
O Pensamento Computacional é definido como um tipo de raciocínio analítico empregado na resolução de problemas, com o debate sobre sua introdução em atividades curriculares tendo se intensificado no Brasil com a inclusão do tema na Base Nacional Comum Curricular. Ainda não há, no país, indicações específicas de como pode ser efetivamente integrado ao currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática, se apropriaram dos conhecimentos de um curso de formação em Pensamento Computacional. Foi realizado um estudo de caso com 49 professores, com análise de suas produções e falas coletadas em entrevistas. O trabalho interdisciplinar entre os professores proveu os melhores resultados, sendo este resultado considerado como uma contribuição significativa desta pesquisa.
Referências
GROVER, Shuchi.; PEA, Roy. Computational thinking in k–12: A review of the state of the field. Educational Researcher, Stanford, v. 42, n. 1, p. 38–43, 2013.
CURZON, P. et al. Introducing teachers computational thinking using unplugged storytelling. In: Proceedings of the 9th Workshop Primary and Secondary Computing Education. New York, USA: Association for Computing Machinery, 2014., p. 89–92.
LEITE, Maici; REINALDO, Francisco; MASCHIO, Eleandro. Pensamento computacional nas escolas: Limitado pela tecnologia, infraestrutura ou prática docente? Anais VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Recife, PE: SBC, 2017. p. 1002–1010.
MORENO-LEON, Jesus; ROBLES, Gregorio; ROMAN-GONZALEZ, Marcos. Dr. scratch: Automatic analysis of scratch projects to assess and foster computational thinking. RED. Revista de Educación a Distancia, Universidad de Murcia, n. 46, p. 1–23, 2015.
PAPERT, SEYMOUR. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. USA: Basic Books, Inc., 1980. ISBN 0465046274.
ROMERO, Margarida; LEPAGE, Alexandre; LILLE, Benjamin. Computational thinking development through creative programming in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 14, n. 1, p. 42, Dec 2017. ISSN 2365-9440.
SALDANA, Johnny. The Coding Manual for Qualitative Researchers. Newbury Park: SAGE Publications, 2009. ISBN 9781446200124.
STEMLER, Steven E. An overview of content analysis. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 7, n. 17, Jun 2001.
TALLVID, Martin. Understanding teachers’ reluctance to the pedagogical use of ict in the 1:1 classroom. Education and Information Technologies, Kluwer Academic Publishers, Hingham, MA, USA, v. 21, n. 3, p. 503–519, maio 2016. ISSN 1360- 2357.
VALENTE, J. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: Diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 864–897, 2016. ISSN 1809- 3876.
WING, Jeannette Marie. Computational thinking. Commun. ACM, ACM, New York, NY, USA, v. 49, n. 3, p. 33–35, mar. 2006. ISSN 0001-0782.
WING, Jeannette Marie. Computational thinking and thinking about computing. Philos Trans A Math Phys Eng Sci, V. 366, n. 1881, p. 3717–3725, 2008.
YADAV, Aman; MAYFIELD, Chris; ZHOU Ninger; HAMBRUSCH, Susanne; KORB, John. Computational thinking in elementary and secondary teacher education. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), v. 14, p. 1–5, 03 2014.
ZANELLA, Brenda Rafaela Devens; LIMA, Maria de Fátima Webber Prado. Refletindo sobre os fatores de resistência no uso das tics nos ambientes escolares. Scientia cum Industria, Caxias do Sul, RS, v. 05, p. 78–89, 06 2017.