Proposta de Sequência Didática para Introdução da Computação e do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental II baseada nas Metáforas de Perspectivas Culturais

  • Oto B. Assunção Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel O. Prates Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elaine S. França Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


A contínua inserção da tecnologia digital nas diversas áreas de atuação da sociedade faz com que as competências do Pensamento Computacional (PC) sejam essenciais. Neste contexto, este trabalho visa a concepção de uma sequência didática para a introdução da Computação e desenvolvimento do PC no Ensino Fundamental (EF) - Anos Finais. Ao considerarmos o PC como uma cultura, classificamos recursos didáticos para o ensino do PC à luz das Metáforas de Perspectivas Culturais e selecionamos alguns destes recursos para serem utilizados na pratica em uma Pesquisa-Ação. Por fim, elaboramos uma sequência didática para professores interessados em introduzir a Computação e o PC aos alunos dos anos finais do EF.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Sequência Didática, Ensino Fundamental II, Perspectivas Culturais

Referências

Almeida, W. D. and Junior, A. C. (2020). A aplicação de uma sequência didática no processo de desenvolvimento do pensamento computacional com alunos do 4º ano do ensino fundamental i. In Anais do WIE, pages 11–20, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Carlos, L., Godinho, J., and Gomide, J. (2018). Um relato de experiência da escola de verão de programação para crianças. Anais do WIE, 24(1):41–50.

CIEB (2017). Currículo de referência em tecnologia e computação. [link]. Acessado em: 03-02-2020.

Duarte, K., Silveira, T., and Borges, M. (2017). Abordagem para o ensino da lógica de programação em escolas do ensino fundamental ii através da ferramenta scratch 2.0. Anais do WIE, 23(1):175–184.

Heintz, F., Mannila, L., and Farnqvist, T. (2016). A review of models for introducing computational thinking, computer science and computing in k-12 education. In FIE. IEEE.

MEC (2020). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. [link]. Acessado em: 18-01-2020.

Oliveira, G., Assunção, O., and Prates, R. (2019). Strategies to introduce computational thinking to children: An analysis based on cultural viewpoint metaphors. SBIE, 30(1):547.

Oliveira, G. A. (2020). Strategies for teaching computational thinking in brazilian middle school: an analysis based on cultural viewpoint metaphors. Master's thesis, Universidade Federal de Minas Gerais.

Salgado, L. C. D. C., Souza, C. S. D., and Leitão, C. F. (2011). On the epistemic nature of cultural viewpoint metaphors. In HCI & CLIHC, pages 23–32.

Santana, B., Araújo, L., and Bittencourt, R. (2019). Computação e eu: Uma proposta de educação em computação para o sexto ano do ensino fundamental ii. In Anais do WEI, pages 21–30, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, P. S. C., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2018). A mapping study of computational thinking and programming in brazilian k-12 education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.

SBC (2018). Diretrizes para ensino de computação na educação básica. [link]. Acessado em: 11-01-2020.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49:33–35.

Wing, J. M. (2011). Computational thinking–what and why? [link]. Acessado: 2018-11-03.
Publicado
22/11/2021
ASSUNÇÃO, Oto B.; PRATES, Raquel O.; FRANÇA, Elaine S.. Proposta de Sequência Didática para Introdução da Computação e do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental II baseada nas Metáforas de Perspectivas Culturais. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 10. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 91-100. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.218884.