FalePirata: Um Jogo Sério para Auxílio no Processo de Alfabetização Por Meio do Método Fônico
Resumo
Obter a plena alfabetização dos brasileiros ainda é um obstáculo, visto que uma considerável parte da população sofre com a falta de escolarização. Este trabalho tem como objetivo apresentar um jogo sério, denominado "Fale Pirata", desenvolvido com o propósito de auxiliar no processo de aprendizagem da alfabetização, por meio do método fônico, que é indicado quando considera-se uma educação mais inclusiva. Para o desenvolvimento do jogo, a metodologia considerou aspectos de design de Interação Criança-Computador (ICC) e de elementos de jogos digitais aliados a requisitos inseridos no software, que são primordiais no método fônico, tais como a apresentação visual da articulação labial e do som produzido por letras e palavras.
Referências
Alencar, L., Pessoa, M., and Pires, F. (2019). Looking for pets: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1251.
Barbosa, C. R., Neto, J. C., and Vasconcelos, G. (2017). Swaspie: proposta de um software para as fases pré-silábica e silábica da alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, page 1079.
Barbosa, D. T. and de Souza, N. N. (2017). O método fônico sob a perspectiva neuropsicológica. Revista da UNIFEBE, 1(22):21–36.
Corrêa de Lima, A., Cruz, N., Daniele Cavalheiro, M., Araújo, Q., and Santos Batista, E. J. (2018). Access education: Educational platform based on cci principles and web accessibility. In 2018 XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), pages 277–283.
de Castro Junior, H. P., de Almeida, M. J. M., Montenegro, K. S., and de Oliveira, A. I. A. (2008). O software "brincando com leitura": estimulação de habilidades para a aprendizagem de leitura e escrita de crianças com deficiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.
Fragoso, A. O., Menezes, A., Dias, N. M., and Seabra, A. G. (2013). Dificuldade de leitura em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: Relato de intervenção com método fônico. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 13(1).
Lucchese, F. and Ribeiro, B. (2009). Conceituação de jogos digitais. São Paulo, page 7.
Valenza, M. V., Hounsell, S., Gasparini, I., et al. (2018). Guidelines para game design de jogos sérios para criançaas. In Brazilian Symposium on Games and Digital Enterntainement.