O reino de Aljabar: o desafio da balança: Um Recurso Educacional Digital para favorecer o desenvolvimento do pensamento algébrico
Resumo
Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento do recurso educacional digital (RED) O reino de Aljabar: o desafio da balança. O RED visa contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Ambientado em um reino árabe, o jogador assume o papel de um sábio que irá ajudar o Califa de um reino a fazer a distribuição justa de presentes. Ao utilizar noções de equivalência, relações de igualdade e desigualdade em uma balança de dois pratos, os estudantes se deparam com conceitos da álgebra. O RED foi desenvolvido com HTML5, Javascript e CSS. Espera-se que as atividades propostas pelo RED possam apoiar professores a desenvolver estratégias para o pensamento algébrico nas séries iniciais.
Referências
Blanton, M.; Kaput, J. (2008). Building district capacity for teacher development in algebraic reasoning. In J. Kaput, D. Carraher, M. Blanton (Eds.), Algebra in the Early Grades (p. 133– 160). New York: Lawrence Erlbaum Associates.
Castro, J. B. (2016). "Construção do conceito de covariação por estudantes do Ensino Fundamental em ambientes de múltiplas representações com suporte das tecnologias digitais" 2016. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Castro, J. B., Medeiros, M.D., Souza, M.F.C.; Castro-Filho, J.A.; Freitas, F.Y.M.; Sousa, J.S; Rufin, L.L.M. (2020). As Múltiplas Representações como Estratégia para Explorar as Relações Quaternárias do Campo Multiplicativo em um Recurso Educacional Digital Gamificado. Revista Tecnologias na Educação, 12 (33).
Castro-Filho, J. A.; Castro, J. B.; Freire, R. S. (2021). "Contributions of Digital Technologies to the Development of Algebraic Thinking at School". In: Mathematical Reasoning of Children and Adults: Teaching and Learning from an Interdisciplinary Perspective, Edited by Alina Galvão Spinillo,Sintria Labres Lautert and Rute Borba. Springer International Publishing. Switzerland.
Chiari, Adriana. ( 2021). O que é Design Thinking: conceitos e definições. Disponível em: [link]. Acessado em: 25/07/2021.
Freire, R. S. (2007). Ambientes computacionais para o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará.
Freire, R. S.; Castro-Filho, J.A. (2006). Desenvolvendo conceitos algébricos no ensino fundamental com o auxílio de um Objeto de Aprendizagem. Anais do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.
Freire, R. S. Hitzschky, R. A.; Santos, L.A; Sousa, D.C. (2020). Recurso Educacional Digital (RED) para o ensino do gênero discursivo legenda nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Tecnologias na Educação, 12 (33).
Hodgers, C; Moore, S; Lockee, B; Trust, T; Bonde, A. (2020) The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Disponível em: [link].
Kieran, C.; Pang, J. S.; Schifter, D.; Ng, S. F. (2016). "Early Algebra". In: ICME-13Topical Surveys, Hamburg.
Molina, M. (2009). Una propuesta de cambio curricular: integración del pensamiento algebraico en educación primaria. PNA, 3(3), 135-156.
Ponte, J. P. (2006). Números e Álgebra no currículo escolar. In I. Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, L. Santos, & A. P. Canavarro (Orgs.), Números e Álgebra na Aprendizagem da Matemática e na Formação de Professores (p. 5–27). Porto: SEM/SPCE.