Narrativa Interativa Gamificada - NIG: Jornada da Mel
Resumo
Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. Nesse contexto, surge o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. Este recurso discorre sobre a NIG “Jornada da Mel”, tendo como objetos de conhecimento porcentagem, juros simples e juros compostos. A NIG foi validada por um grupo de 20 estudantes do Ensino Médio. Para a coleta de dados, foram usados como instrumentos: o pré-teste, as situações-problemas disponibilizadas na NIG e um Instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade. Como resultados, notou-se um melhor desempenho na NIG quando comparado ao pré-teste, tendo em vista que a média de pontuação foi de 9,10 de um total de 15 questões (60,7% de acerto) enquanto no pré-teste, a média foi de 4,25 de um total de 9 questões (47,2% de acerto). Os resultados do teste de usabilidade indicaram uma boa aceitação da NIG “A Jornada da Mel” pelos estudantes. Assim, o trabalho indica que a NIG possibilita a aprendizagem dos conceitos apresentados pela contextualização das situações-problemas presentes, pela narrativa e pelos elementos de jogos (gamificação).
Palavras-chave:
Narrativas Interativas Gamificadas, Matemática Financeira, Ensino Médio
Referências
COSTA, J. E. et al. Validação da Narrativa Interativa Gamificada (Nig) Jornada Da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. Revista Conexões-Ciência e Tecnologia. [S. l.], v. 18, p. e022007, 2024.
COSTA, Juliana Evaristo. Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem de matemática financeira. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: [link]
SCHELL, J. A arte do game design: o livro original. Tradução de: Edson Furmankiewicz. São Paulo: Elsevier, 2011.
COSTA, Juliana Evaristo. Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem de matemática financeira. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: [link]
SCHELL, J. A arte do game design: o livro original. Tradução de: Edson Furmankiewicz. São Paulo: Elsevier, 2011.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
COSTA, Juliana Evaristo et al.
Narrativa Interativa Gamificada - NIG: Jornada da Mel. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 13. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 187-191.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2024.244324.