Floresta Matematica: uma proposta para exercitar o cálculo mental
Resumo
Este trabalho Apresenta um Jogo Educacional Digital que aborda conceitos das quatro Operações Básicas da Matemática. Ele foi idealizado para estimular o cálculo mental nos estudantes do Ensino Fundamental e auxiliar no processo de aprendizagem dessas quatro operações na disciplina de matemática. O jogo estimula a utilização do Pensamento Computacional para que os estudantes possam resolver os desafios, uma vez que o Pensamento Computacional trata da capacidade criativa, crítica e estratégica do ser humano de empregar fundamentos da computação em várias áreas do conhecimento, com o objetivo de identificar e resolver problemas, por meio de uma sequência de passos definidos que possibilite a execução por uma pessoa ou uma máquina.
Referências
ALVES, D. M.; CARNEIRO, R. dos S.; CARNEIRO, R. dos S. Gamificação no ensino de matemática: uma proposta para o uso de jogos digitais nas aulas como motivadores da aprendizagem. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 3, p. 146–164, 2022.
ARAÚJO, A. da S. et al. Operação ninja: Um jogo educacional digital para auxiliar na aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. In: SBC. Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação. [S.l.], 2020. p. 613–619.
PAIXÃO, K. R. S.; SILVA, S. M. et al. Desenvolvimento de um game digital para o ensino de robótica educacional utilizando a game engine unity. UFRA/Campus Belém, 2022.
Pires, F. G. d. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.