Desafio Tech

  • Leonardo Leite Cruz IFMT
  • Jeferson Barros Feliciano IFMT
  • Letícia Ferreira Mendes IFMT

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro educativo voltado ao ensino de informática, promovendo o aprendizado por meio de uma experiência lúdica e interativa. A proposta alia gamificação e tecnologia com foco em lógica de programação, redes, hardware, software, segurança da informação e matemática. A mecânica do jogo consiste na movimentação de peças em um tabuleiro físico aliado a um aplicativo mediador, que gerencia perguntas e movimentos, tornando o aprendizado mais atrativo. A cada turno, o jogador lança um dado que seleciona uma das seis categorias, gerando perguntas aleatórias relacionadas à informática, além de instruções que indicam o avanço ou recuo no tabuleiro. A vitória é alcançada por aquele que fizer a maior pontuação, exigindo sorte e conhecimento. O público-alvo são estudantes do ensino médio técnico e do ensino superior da área de informática. No desenvolvimento foram utilizadas as ferramentas Fusion 360 (modelagem 3D das peças), Canva (criação do tabuleiro e elementos gráficos) e Unity 6 (aplicativo mediador). Assim, o jogo alia diversão e conhecimento, configurando-se como uma ferramenta pedagógica eficaz.
Palavras-chave: Gamificação, Jogo Educativo, Jogo de Tabuleiro, Informática

Referências

AMORIM, Américo N. Gamificação: 5 vantagens de aprender jogando. Escribo. [2015]. Disponível em: [link].

GEE, James. Digital Game Based Learning for Adults. [2005]. Disponível em: [link].

PRENSKY, Marc. Digital Game-Based Learning. New York: McGraw-Hill, 2001. Disponível em: [link].
Publicado
24/11/2025
CRUZ, Leonardo Leite; FELICIANO, Jeferson Barros; MENDES, Letícia Ferreira. Desafio Tech. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 236-239. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.14015.