Framework socialmente consciente para criação de RPGs para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de Engenharia de Software

  • Flávia Belintani Blum Haddad UFPR / UTFPR

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa de doutorado em andamento que objetiva elaborar um framework para criação de jogos de RPG (Role-playing Game) para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de Engenharia de Software (ES). A inovação estará no processo de design do framework, que irá implementar o Design Socialmente Consciente (DSC), o qual possibilita um olhar social somado aos requisitos técnicos. Os métodos de pesquisa incluem pesquisa bibliográfica, oficinas de design semioparticipativo, prototipação e validação do protótipo com o público alvo. Espera-se contribuir com a ampliação da produção e aplicação de jogos no ensino e aprendizagem de ES bem como a disseminação do DSC.

Palavras-chave: Jogos educacionais, Design socialmente consciente, Engenharia de Software

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Publicado
13/06/2022
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HADDAD, Flávia Belintani Blum. Framework socialmente consciente para criação de RPGs para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de Engenharia de Software. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (CIBSE), 25. , 2022, Córdoba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 376-383. DOI: https://doi.org/10.5753/cibse.2022.20987.