Quando chega? Análise de previsibilidade de tempos de espera em transporte público urbano utilizando Modelos Mistos

Resumo


Este artigo apresenta uma análise exploratória do uso de dados abertos da cidade para encontrar evidências científicas para atualização ou criação de políticas públicas de mobilidade urbana. Os resultados levaram a possíveis aplicações em heurísticas e estratégias para processamento e análise de dados de transporte público, bem como variáveis relacionadas. As contribuições do estudo incluem o design e a implementação de modelos mistos, a integração de métodos e ferramentas especificamente projetados para lidar com dados de transporte público; uma discussão sobre como os resultados do modelo podem ser usados para avaliar a qualidade do serviço da operação da linha de ônibus; e recomendações sobre o uso de dados abertos da cidade para fomentar políticas públicas para aumento da adoção do transporte público.

Palavras-chave: Previsão de tempo de espera, Modelos mistos, Transporte público urbano, Dados abertos

Referências

Borges, J. C., Luders, R., Silva, T., and Munaretto, A. (2023). Algoritmo para detecção de itinerários do transporte público usando dados de GPS dos ônibus. In Anais do VII Workshop de Computação Urbana, pages 1–14. SBC.

Box, G. E., Jenkins, G. M., Reinsel, G. C., and Ljung, G. M. (2015). Time series analysis: forecasting and control. John Wiley & Sons.

Braunschweig, K., Eberius, J., Thiele, M., and Lehner, W. (2012). The state of open data. Limits of current open data platforms, 1:72–72.

Büchel, B. and Corman, F. (2022). What do we know when? Modeling predictability of transit operations. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, 23(9):15684–15695.

Curzel, J. L., Luders, R., Fonseca, K. V. O., and Rosa, M. (2019). Temporal performance analysis of bus transportation using link streams. Mathematical Problems in Engineering, 2019(1):6139379.

Dong, J., Zou, L., and Zhang, Y. (2013). Mixed model for prediction of bus arrival times. In 2013 IEEE Congress on Evolutionary Computation, pages 2918–2923.

Faraway, J. J. (2006). Extending the linear model with R: generalized linear, mixed effects and nonparametric regression models. Chapman and Hall/CRC.

Fitzmaurice, G. M., Laird, N. M., and Ware, J. H. (2012). Applied longitudinal analysis. John Wiley & Sons.

Gallivan, F., Ang-Olson, J., Liban, C. B., and Kusumoto, A. (2011). Cost-effective approaches to reduce greenhouse gas emissions through public transportation in Los Angeles, California. Transportation Research Record, 2217(1):19–29.

Habib, K. M. N., Kattan, L., and Islam, M. T. (2011). Model of personal attitudes towards transit service quality. Journal of Advanced Transportation, 45(4):271–285.

Hashiguchi, K. K., Gai, B. F., Pigatto, D. F., and Fonseca, K. V. (2020). Exploratory analysis of public transportation data of Curitiba, Brazil. In 2020 IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC), pages 1–6. IEEE.

Kumar, B. A., Singh, R., Shaji, H. E., and Vanajakshi, L. (2025). Bus arrival time prediction: A comprehensive review. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, pages 1–18.

Li, J., Gao, J., Yang, Y., and Wei, H. (2017). Bus arrival time prediction based on mixed model. China Communications, 14(5):38–47.

Manika, E. R. (2022). Ambiente para geração de trajetos de linhas de transporte público para análise de mobilidade e viabilidade de comunicação. Master's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Martins, T. S. et al. (2022). Map matching: uma análise de dados streaming de trajetórias de GPS no transporte público. Master's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Matloff, N. (2017). Statistical regression and classification: from linear models to machine learning. Chapman and Hall/CRC.

Peixoto, A. M., de Oliveira Rosa, M., Luders, R., and Fonseca, K. V. O. (2020). Plataforma computacional para construção de um banco de dados de grafo do sistema de transporte de Curitiba. In Anais do IV Workshop de Computação Urbana, pages 125–137. SBC.

Preston, J. (2009). Transport, public. In Kitchin, R. and Thrift, N., editors, International Encyclopedia of Human Geography, pages 452–459. Elsevier, Oxford.

Suwardo, W., Napiah, M., and Kamaruddin, I. (2010). ARIMA models for bus travel time prediction. Journal of the Institution of Engineers, Malaysia, 71(2):49–58.

Wimbadi, R. W., Djalante, R., and Mori, A. (2021). Urban experiments with public transport for low carbon mobility transitions in cities: A systematic literature review (1990–2020). Sustainable Cities and Society, 72:103023.
Publicado
19/05/2025
PASQUIM, Brendon L.; FONSECA, Keiko V. O.; MELO JR., Luiz Ledo M.. Quando chega? Análise de previsibilidade de tempos de espera em transporte público urbano utilizando Modelos Mistos. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 9. , 2025, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 15-28. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2025.7932.