Mapeando perfis de consumidores de E-Commerce com RFM e K-Means

Resumo


Compreender os consumidores é fundamental para a tomada de decisão assertiva em um ecossistema integrado e competitivo. Contudo, obter suas características e trabalhá-las de forma a personalizar serviços e alocar recursos eficientemente é um desafio não trivial. Este artigo analisa dados de um negócio de e-commerce com o objetivo de segmentar seus consumidores a partir do método RFM (Recency, Frequency, Monetary) com o algoritmo K-Means, visando a interpretação desses grupos para ações acionáveis e a exploração do processo de segmentação. Como resultado, quatro segmentos com comportamentos distintos foram identificados, fornecendo insights estratégicos sobre o consumo do varejo no ambiente digital.

Palavras-chave: RFM, K-Means, E-Commerce, Consumidores, Clustering

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Publicado
19/05/2025
KUTZ, Ewerthon J.; SENEFONTE, Helen C. M.. Mapeando perfis de consumidores de E-Commerce com RFM e K-Means. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 9. , 2025, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 99-112. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2025.8768.