PAR (Peço, Ajudo, Recebo): Um jogo colaborativo em mesa multi-toque para apoiar a interação social de usuários com autismo

  • Greis Francy Mireya Silva Calpa PUC-Rio
  • Alberto Barbosa Raposo PUC-Rio

Resumo

Este é o resumo da dissertação de mestrado que teve como objetivo projetar e avaliar dimensões de colaboração em uma aplicação de mesa multi-toque para incentivar o trabalho colaborativo e a interação social entre usuários com autismo com grande comprometimento. Foram encontrados estudos similares, mas apenas para usuários com autismo leve, o que foi uma das motivações para a realização do trabalho. Portanto, foi projetado e avaliado o jogo PAR (Peço, Ajudo, Recebo) com quatro dimensões de colaboração, em um grupo de jovens com grande comprometimento no autismo. Os resultados encontrados sugerem que cada dimensão de colaboração motiva a necessidade de colaboração e incentiva a criação de situações interativas entre os usuários.

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Publicado
2013-07-23
Como Citar
CALPA, Greis Francy Mireya Silva; RAPOSO, Alberto Barbosa. PAR (Peço, Ajudo, Recebo): Um jogo colaborativo em mesa multi-toque para apoiar a interação social de usuários com autismo. Anais do Concurso de Teses e Dissertações (CTD), [S.l.], p. 29-34, jul. 2013. ISSN 2763-8820. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/ctd/article/view/27626>. Acesso em: 15 maio 2024.
Seção
Dissertações de Mestrado