OpenCIn: Usando Dados Abertos e Conectados para a Publicação de dados sobre o CIn/UFPE
Resumo
Em geral, as informações atualmente disponíveis na Web são produzidas para serem entendidas por humanos e não por máquinas, trazendo dificuldades tanto para a extração quanto para o processamento de tais informações por parte de computadores. Neste contexto, a Web Semântica foi proposta como uma solução para facilitar o compartilhamento e processamento de dados disponíveis na Web, pois torna as informações legíveis para máquinas, adicionando sentido aos dados publicados na Web. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a criação de um ambiente que faz uso das tecnologias propostas pela Web Semântica a fim de facilitar o acesso e a manipulação de informações sobre os docentes do Centro de Informática da UFPE.
Referências
Dodds, L. e Davis, I. (2012), “Linked Data Patterns: A pattern catalogue for modelling, publishing, and consuming Linked Data”, http://patterns.dataincubator.org/book/linked-data-patterns.pdf, Abril.
Berners-Lee, T. e Hendler, J. e Lassila O. (2001), “The Semantic Web. ScientificAmerican”,v. 284, n. 5.
The Open Definition (2015), “The Open Definition - Open Definition - Defining Open in Open Data, Open Content and Open Knowledge”, http://opendefinition.org, Fevereiro.
Noy, N. F e McGuinness, D. L. (2001), “Ontology Development 101: A Guide to Creating Your First Ontology”, Stanford University, Stanford
Antoniou, G. e Harmelen, F. V. (2008), “A Semantic Web Primer”, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge.
Heath, T. e Bizer, C. (2011), “Linked data: Evolving the web into a global data space”, Morgan & Claypool Publishers.
Bizer, C. e Heath, T. e Berners-Lee, T. (2009), “Linked data-the story so far”, http://eprints.soton.ac.uk/271285/1/bizer-heath-berners-lee-ijswis-linked-data.pdf, Abril.