Conectando Opiniões a Opinadores: Um estudo de caso sobre protestos políticos no Brasil

  • Ramon Vieira DCOMP/UFSJ
  • Alan Neves DCOMP/UFSJ
  • Fernando Mourão DCOMP/UFSJ
  • Leonardo Rocha DCOMP/UFSJ

Resumo


Análise de Sentimento (AS) sobre conteúdo de Mídias Sociais, bem como a Identificação de Usuários Influentes (IUI), também chamados de opinadores, provêm informações valiosas atualmente. Apesar da intrínseca relação entre opiniões e opinadores, muitos dos trabalhos recentes focam exclusivamente em uma das duas tarefas. Por meio de avaliações empíricas em uma amostra de dados de tweets relacionada à presidente do Brasil, nesse trabalho apresentamos os potenciais benefícios de se combinar métodos de AS com os de IUI. Em nossas análises, identificamos comportamentos distintos de propagação de opiniões e demonstramos que a opinião coletiva pode ser estimada com precisão utilizando tweets relacionados a poucos opinadores.

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Publicado
04/07/2016
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VIEIRA, Ramon; NEVES, Alan; MOURÃO, Fernando; ROCHA, Leonardo. Conectando Opiniões a Opinadores: Um estudo de caso sobre protestos políticos no Brasil. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA SBC (CTIC-SBC), 35. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 11-20.