Proposta de framework para condução da pesquisa científica na Ciência da Computação

  • Nicole C. Davila FEEVALE
  • Adriana N. dos Reis FEEVALE

Resumo


A pesquisa científica tem papel fundamental na vida acadêmica do estudante de Ciência da Computação. Contudo, muitos alunos sentem-se desmotivados com a pesquisa, que surge somente com o Trabalho de Conclusão de Curso. O aporte metodológico e o embasamento teórico necessários para o rigor científico estão distantes da realidade prática vivida por alguns destes alunos. Este artigo apresenta o trabalho, em andamento, de levantamento teórico sobre a metodologia científica, as boas práticas do Scrum e a metodologia Design Science Research, aliando as mesmas em uma proposta, parcialmente construída, de um framework de suporte para a condução da pesquisa científica na Ciência da Computação.

Referências

Almeida, M. S. (2011) “Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva”. Atlas, São Paulo/SP.

Appolinário, F. (2012) “Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa”. Cengage Learning, São Paulo/SP.

Bax, M. P. (2014) “Design science: filosofia da pesquisa em ciência da informação e tecnologia”. In: XV ENANCIB (Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação). ‘Além das Nuvens: Expandindo as Fronteiras da Ciência da Informação’. Belo Horizonte/MG.

Cohn, M. (2006) “Agile Estimating and Planning”. Prentice Hall, New Jersey.

Correia, W. (2009) “TCC não é um bicho-de-sete-cabeças”. Ciência Moderna, Rio de Janeiro/RJ.

Diehl, A. A. (2004) “Pesquisas em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas”. Prentice Hall, São Paulo/SP.

Dresch, A.; Lacerda, D. P.; Antunes Jr., J. A. V. (2015) “Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia”. Bookman, Porto Alegre/RS.

Fonseca Filho, C. (2007) “História da computação: O Caminho do Pensamento e da Tecnologia”. EDIPUCRS, Porto Alegre/RS.

Gonsalves, E. P. (2007) “Conversas sobre a iniciação à pesquisa científica”. Alínea, Campinas/SP.

Matias-Pereira, J. (2012) “Manual de metodologia da pesquisa científica”. Atlas, São Paulo/SP.

MEC, Ministério da Educação. (2012) “Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação”. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11205-pces136-11-pdf&category_slug=julho-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: Abril de 2016.

Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. de. (2013) “Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico”. Feevale, Novo Hamburgo/RS.

Reis, L. G. (2010) “Produção de monografia da teoria à prática: o método educar pela pesquisa (MEP)”. Senac, Brasília/DF.

Sutherland, J. (2014) “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”. LeYa, São Paulo/SP.

Schwaber, K.; Sutherland, J. (2016) “Guia do ScrumTM”. Disponível em: http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf. Acesso em: Abril de 2016.

Vaishnavi, V.; Kuechler, B. (2004) “Design Science Research in Information Systems”. Disponível em: http://desrist.org/design-research-in-information-systems/. Acesso em: Abril de 2016.

Wazlawick, R. S. (2008) “Metodologia de pesquisa para ciência da computação”. Elsevier, Rio de Janeiro/RJ.

Wazlawick, R. S. (2010) “Uma Reflexão sobre a Pesquisa em Ciência da Computação à Luz da Classificação das Ciências e do Método Científico”. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, Macaé/RJ.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
DAVILA, Nicole C.; DOS REIS, Adriana N.. Proposta de framework para condução da pesquisa científica na Ciência da Computação. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA SBC (CTIC-SBC), 35. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 41-50.