O Facebook nas Aulas de Espanhol: Uma Experiência de Ensino Híbrido
Resumo
Este artigo descreve uma experiência de ensino de espanhol com o uso do Facebook como ambiente de aprendizagem complementar às aulas presenciais, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da oralidade e da escrita. A experiência foi realizada no NUPEL, curso de extensão de espanhol, oferecido pelo Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia, durante os semestres 2017.2 e 2018.1, envolvendo alunos de nível intermediário e avançado. Com base nas análises de Moran (2015), Finardi e Porcino (2016), Weissheimer e Leandro (2016) e Mendoza (2018) nossa experiência confirmou o facebook como uma ferramenta de grande aceitação, capaz de incentivar a interação colaborativa e o desenvolvimento da oralidade e da escrita.
Referências
Finardi, Kyria; Porcino, Maria Carolina. (2016) “Facebook na ensinagem de inglês como língua adicional”, In: Redes sociais e ensino de línguas: o que temos que aprender? Organizado por Júlio Araújo e Vilson Leffa, São Paulo, Parábola Editorial, p. 92-109.
Mayrink, Monica; Costa, Heloisa. (2017) “Caminhos investigativos na articulação entre ensino de línguas e virtualidade: reflexões para a elaboração de programas de formação
de professores”, In: Tecnologias digitais no ensino de línguas e na formação de professores: reorganizando sistemas educacionais, organizado por Michele El Kadri, Denise Ortenzi e Samantha Ramos, Campinas, SP, Pontes Editora, p.151-168
Moran, José. (2015) “Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje”, In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico] Organizado por Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani, Porto Alegre, Penso, e-pub.
Román Mendoza, Esperanza. (2018) Aprender a aprender en la era digital. Tecnopedagogía crítica para la enseñanza del español LE/L2, [Recurso eletrônico] New York, Routledge, e-pub.
Teles, Gabriela, et.al. (2018) “Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: Matrizes Curriculares das Licenciaturas” Anais... III Congresso sobre Tecnologias na Educação, Cultura Maker na Escola, Fortaleza, Ceará, Brasil, 5 a 8 de junho de 2018, http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_12.pdf.
Vargens, Dayala; Freitas, Luciana. (2010) “Ler e escrever. Muito mais que unir palavras”, In: Espanhol: ensino médio, Barros, C.S. de Goettenauer, Elzimar de Marins Costa (Coord.), Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Coleção Explorando o Ensino, [online] http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2011-pdf/7836-2011-espanhol-capa-pdf/file.
Vetromille-Castro, Rafael; Simões Ferreira, Kathleen. (2016) “Redes sociais na formação de professores de línguas”, In: Redes sociais e ensino de línguas: o que temos que aprender? Organizado por Júlio Araújo e Vilson Leffa, São Paulo, Parábola Editorial, p. 155-170.
Weissheimer, Janaína; Leandro, Diêgo Cesar. (2016) “Facebook e aprendizagem híbrida de inglês na universidade”, In: Redes sociais e ensino de línguas: o que temos que aprender? Organizado por Júlio Araújo e Vilson Leffa, São Paulo, Parábola editorial, p. 123-136.