O computador como instrumento musicalizador
Resumo
O computador tem participado de diferentes processos musicais como a gravação, de edição, composição, criação, e ensino. No contexto do ensino, pensar o ensino de música utilizando computadores pode nos trazer diversas questões como: qual música ensinar, onde esta música será ensinada ou qual método pode ser empregado. Sendo assim, apontamos pontos do ensino musical em que acreditamos que o computador possa ser usado como instrumento e ferramenta que agregue valor ao ensino de música, que pode, por muitas vezes, estar distante dos alunos não se apropriando dos contextos culturais e sociais dos estudantes de música. O trabalho traz como consequência a ampliação de ideias e referências do ensino de música, propondo uma visão correlacionada com o contexto em que a sociedade humana se encontra, buscando uma inclusão mais expressiva da sociedade e seus contextos culturais, principalmente da população mais pobre e periférica.
Referências
Choksy, L. (1974). The Kodály method: Comprehensive music education from infant to adult. Prentice-Hall Englewood Cliffs, NJ.
da Silva, L. A. (2020). O pífano nordestino como instrumento de musicalização no ensino fundamental. Wamon-Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM, 5(2):91–102.
de Andrade, R. A. S., Gonçalves, L. L., de Rezende, I., and Schiavoni, F. L. (2021). A inserção do músico no universo das práticas musicais com mediações tecnológicas baseadas em software livre. In ANAIS DO VI CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, pages 424–429.
de Oliveira Neto, A. B. (2018). Rumo à sala de estudos aumentada: experiências com suporte computacional para o desenvolvimento técnico e perceptivo na performance musical.
de Oliveira Neto, A. B., Loureiro, M. A., and Schiavoni, F. L. (2021). A tecnologia no estudo empírico da performance musical. In ANAIS DO VI CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, pages 430–436.
Jordão, M. D. B. R., Rocha, G. L., and Schiavoni, F. L. (2022). A idiomática do instrumento como fator para a criação de instrumentos musicais digitais e performances musicais digitais. In Anais do 7º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais 2022, pages 593–608, Belo Horizonte - MG. EDUEMG EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
KOELLREUTTER, H.-J. (2018). O espírito criador e o ensino pré-figurativo. Cadernos de estudo: educação musical, (6):53–59.
Marinho, L. D. (2016). A viola caipira como instrumento musicalizador:(re/i) novação e/ou manutenção da carga cultural a ela atrelada? Revista da Tulha, 2(1):100–118.
Mateiro, T. and Ilari, B. S. (2011). Pedagogias em educação musical.
Schiavoni, F. L. and Gonçalves, L. L. (2015). Utilização de software livre no ensino de música da ufsj. In SBCM 2015, pages 60–67, Campinas SP Brazil.
Soares Neto, J. J., Jesus, G. R. d., Karino, C. A., and Andrade, D. F. d. (2013). Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Est. aval. educ, pages 78–99.
Vieira, F. M. S. (2015). Classificação de softwares educacionais. Mídias na Educação, 12(1):1–3.
Vieira, R., Lunhani, G., and Schiavoni, F. L. (2021). Vantagens e desafios do emprego da metodologia steam no ensino de música na educação básica brasileira. In Proceedings of the 11 th Workshop on Ubiquitous Music (UbiMus 2021), pages 172–182.