Utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) em Aulas de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Contribuições e Desafios

  • Rayssa Araújo Hitzschky UFC
  • Juliana Silva Arruda UFC
  • Cintia Arruda Lima UFC
  • Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC

Resumo


Este estudo busca investigar a utilização de RED de Língua Portuguesa, selecionados após um curso de formação docente, em aulas empreendidas nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foram realizadas as seguintes ações de pesquisa: 1) Oferta de uma formação de professores; 2) Seleção de RED de Língua Portuguesa disponíveis em um repositório educacional digital; 3) Planejamento e realização de aulas com os RED selecionados. Verificou-se a importância do momento formativo oferecido para o fortalecimento da mediação pedagógica durante o uso dos RED, bem como do planejamento prévio e da intencionalidade pedagógica. Para além da utilização dos recursos, os alunos puderam aproveitar o caráter multifacetário das TIC, fortalecendo a autonomia discente.

Referências

Amaral, E. M. H.; Ávila. B.; Zednik, H.; Tarouco, L. (2011) "Laboratório Virtual de Aprendizagem: uma proposta taxonômica". CINTED: UFRGS, v. 9, nº 2, dez.

Arruda, J. S.; Silva, L. M. R. de C. e; Castro Filho, J. A. (2016) “Uso das novas tecnologias na formação dos saberes da docência em professores do ensino fundamental”. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação - CTRL+e.

Brasil. (1997) "Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais". Brasília: MEC/SEF. 126p.

Brasil. (2017) “Base Nacional Comum Curricular”. Brasília, DF: MEC, 2017.

Bogdan, R.; Biklen, S. (1991) "Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos". Portugal: Porto. 336p.

Caiado, R.; Morais, A. G. de. (2013) "Práticas de ensino de Língua Portuguesa com as TDICS".

Educação Temática Digital - ETD, v. 15, nº 3, Campinas: São Paulo. p. 578-594.

Castro-Filho, J.; Silva, M. A; Maia, D. L. (2015) "Lições do projeto um computador por aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública". Fortaleza: EdUECE.

Catto, N. R. (2013) "A relação entre o letramento multimodal e os multiletramentos na literatura contemporânea: alinhamentos e distanciamentos". Fórum Linguístico: Florianópolis, v. 10, nº 2, p. 157-163.

Fernandes, O. P. (2005) "O computador/internet na formação de pedagogos: um diálogo possível?" REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28.

Hitzschky, R. A.; Brito, M. A. F.; Arruda, J. S.; Melo, M. B. O.; Castro-Filho, J. A. (2016) “Práticas educativas com o uso de dispositivos móveis em aulas de campo: aprendizagem para além dos muros da escola”. In: I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação.

Kapp, K. (2012) “The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education”. San Francisco: Pfeiffer.

Lerner, D. (2002) "A autonomia do leitor: Uma análise crítica". Revista da Educação.

Loureiro, C. B; Lopes, M. C. (2012) "Tecnologias da informação e comunicação: outras formas de condução das condutas". 35º Reunião da ANPEd. Porto de Galinhas: PE.

Medeiros, N. A. A. de; Xavier, C. R. S.; Melo, E. M. de; Andrade, M. A. A. de; Maia, D. L. (2018) “Recursos educativos digitais: uma revisão de literatura em anais de congressos em Informática na Educação”. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E).

Ramos, J. L.; Teodoro, V. D.; Ferreira, F. M. (2011) “Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática”. Universidade de Évora: Portugal. p. 11-34.

Rojo, R. H. L; Moura, E. (Orgs.) (2012) "Multiletramentos na escola". Parábola Editorial: São Paulo. 264p.

Valente, D. (2014) "A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação". Revista UNIFESO, 1(1), p. 141-166.

Veiga, I. P. A. (2008) “A aventura de formar professores”. In: Veiga, I. P. A.; D’Avila, C. M. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus.
Publicado
02/12/2019
Como Citar

Selecione um Formato
HITZSCHKY, Rayssa Araújo; ARRUDA, Juliana Silva; LIMA, Cintia Arruda; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro; DE CASTRO FILHO, José Aires. Utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) em Aulas de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Contribuições e Desafios. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 30-39. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8873.