O Uso do Fórum em um Curso de Graduação a Distância: Formação e Aprendizagem
Resumo
O texto é resultado de uma pesquisa com quatro turmas concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. A pesquisa tem como principal objetivo refletir sobre a formação matemática dos graduandos a partir do uso do Fórum como ferramenta para favorecer a aprendizagem. As turmas responderam atividades em seus respectivos fóruns, em seguida as respostas foram analisadas com o objetivo de avaliar como a aprendizagem nas atividades propostas está relacionada a formação do discente e ao uso do fórum como ferramenta pedagógica. Os resultados apontam que o fórum favoreceu a reflexão sobre a formação dos sujeitos e a interação no ambiente proporcionou aprendizagens.
Referências
CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise do conhecimento para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Faculdade de Educação Matemática, Pontifícia Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, 2004. Disponível em:
LIMA, Willams dos Santos Rodrigues.; RODRIGUES, Polyana Marques Lima.;VIANA, Maria Aparecida Pereira. A educação a distância e o processo de ensino- aprendizagem: desafios e possibilidades. 2016, v.3, n.1 Disponível em:
MATTAR, João. Interações em ambientes virtuais de aprendizagem: Histórico e Modelos. TECCOGS, n. 9, 102 p, jan. - jun. 2014 Disponível em: