O Uso do Fórum em um Curso de Graduação a Distância: Formação e Aprendizagem

  • Amanda Barbosa da Silva UFPE

Resumo


O texto é resultado de uma pesquisa com quatro turmas concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. A pesquisa tem como principal objetivo refletir sobre a formação matemática dos graduandos a partir do uso do Fórum como ferramenta para favorecer a aprendizagem. As turmas responderam atividades em seus respectivos fóruns, em seguida as respostas foram analisadas com o objetivo de avaliar como a aprendizagem nas atividades propostas está relacionada a formação do discente e ao uso do fórum como ferramenta pedagógica. Os resultados apontam que o fórum favoreceu a reflexão sobre a formação dos sujeitos e a interação no ambiente proporcionou aprendizagens.

Referências

COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; COSTA, Ercules. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 22, n. 2, p. 505-522, June 2016. Available from . Acesso em: 01 Jun 2019.

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise do conhecimento para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Faculdade de Educação Matemática, Pontifícia Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, 2004. Disponível em: Acesso em: 29 Jun. 2019

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues.; RODRIGUES, Polyana Marques Lima.;VIANA, Maria Aparecida Pereira. A educação a distância e o processo de ensino- aprendizagem: desafios e possibilidades. 2016, v.3, n.1 Disponível em: Acesso em: 26 Jun. 2019

MATTAR, João. Interações em ambientes virtuais de aprendizagem: Histórico e Modelos. TECCOGS, n. 9, 102 p, jan. - jun. 2014 Disponível em: Acesso em: 06 Jun 2019.
Publicado
02/12/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Amanda Barbosa. O Uso do Fórum em um Curso de Graduação a Distância: Formação e Aprendizagem. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 138-145. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8884.