Café com Saúde: Podcast como Ferramenta de Ensino nos Cursos de Saúde

  • Rayana M. C. M. Gomes UPE
  • Mariana P. Alencar UPE
  • Maria Júlia M. N. Santos UPE
  • Rosivan S. da Silva UPE
  • Júlio B. Messias UPE
  • Mônica S. Florêncio UPE

Resumo


O presente artigo descreve o Projeto Café com Saúde, uma experiência pedagógica pioneira, que utiliza o podcast como vetor de democratização do conhecimento acadêmico. Foram desenvolvidas áudio-aulas direcionadas a estudantes de nível superior dos cursos de saúde, abordando temas como histologia, imunologia, genética, biologia celular, dentre outros assuntos comuns à grade curricular destes cursos. O projeto contou com revisão bibliográfica, elaboração de roteiros didáticos, gravação, edição, divulgação e reuniões de equipe. Os resultados se mostraram relevantes, atingindo com eficiência o seu público alvo e fortalecendo o uso do podcast como ferramenta educacional.

Referências

COSTA, Priscila B. et al., 2011. Fluência digital e uso de ambientes virtuais: caracterização de alunos de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 45, n. spe.

GROSSI, Manoela G. and KOBAYASHI, Rika M., 2013. “A construção de um ambiente virtual de aprendizagem para educação a distância: uma estrategia educativa em serviço.” Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 47.

FELICE, Giuliano B. B., 2018. "Como um Podcast é descoberto e escolhido? Investigando os consumidores dessa nova mídia.” 38f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Uberlândia.

LOPES, LEO, 2012 “Podcast: guia básico.” 1. ed. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2015. 128 p.

MENDES, I.A.C. and TREVISAN, M.A. and ÉVORA, Y.D.M., 2000 “Comunicação e enfermagem: tendências e desafios para o próximo milênio." Esc. Anna Nery Rev.

MOMESSO, M.R., 2016 “Educar com podcasts e audiobooks.” 1.ed. Porto Alegre: CirKula, 2016. 180 p. [e-Book].

PERES, H.H.C., MEIRA, K.C., LEITE, M.M.J., 2007 “Ensino de didática em enfermagem mediado pelo computador: avaliação discente.” Rev Esc Enferm USP.41 (2):271-8.

RESULTADO Geral de PodPesquisa 2014. ABPOD. Disponível em Acesso em 7de ago. 20192

SANCHES, L.M.P., JENSEN, R. MONTEIRO, M.I., LOPES, M.H.B.M., 2011 “Informatics teaching in undergraduate nursing programs at Brazilian public institutions.“ Rev. Latino-Am. 19(6) 1385-90.

SANCHES, L.M.P.; LOPES, M.H.B.M., 2008 “Educação a distância sobre cardio versão e desfibrilação para enfermeiros.” Rev Bras Enferm, Brasília 61(5): 583-8.

SILVA, I.S.A., MARQUES, I.R., 2011 “Conhecimento e barreiras na utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação por docentes de enfermagem.” J. Health Inform. 3(1): 3-8.

SOARES, I. 2002. “Gestão Comunicativa e Educação: Caminhos da Educomunicação,” in Comunicação & Educação, n 23, pp. 16-125.

TANABE, Lyvia Pini; KOBAYASHI, Rika Miyahara, 2013“Perfil, competências e fluencia digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional.” Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 47, n.4.
Publicado
02/12/2019
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Rayana M. C. M.; ALENCAR, Mariana P. ; SANTOS, Maria Júlia M. N.; DA SILVA, Rosivan S.; MESSIAS, Júlio B.; FLORÊNCIO, Mônica S.. Café com Saúde: Podcast como Ferramenta de Ensino nos Cursos de Saúde. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 155-163. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8886.