Produção e Ilustração de Textos com Suporte Digital na Educação Infantil
Resumo
Este trabalho discute a produção de histórias por crianças de cinco anos de idade, usando suporte digital. Objetivo geral: favorecer a produção de histórias com suporte digital na Educação Infantil. Objetivos específicos: acompanhar a produção textual com uso de um recurso digital na Educação Infantil; verificar se a utilização de um recurso digital favorece a produção de histórias na Educação Infantil. O locus da pesquisa foi uma escola pública de Educação Infantil, tendo a abordagem qualitativa como suporte à análise dos dados. A utilização de um recurso digital favoreceu a produção de histórias na Educação Infantil, proporcionou a produção de textos e ilustrações.
Referências
Blasques, Andréa et al. (2007). "Experiência Docente: Ler e Escrever? Com o Computador!" In: Anais do XXVII Congresso da SBC, XIII Workshop de Informática na Escola, Rio de Janeiro.
Bogdan, R; Biklen, S. K. (1994) "Investigação Qualitativa em Educação". Porto, Editora Porto.
Brasil. (1998) "Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil". Ministério da Educação e do Desporto, Brasília, 1998.
Brasil. (2009) "Indicadores de Qualidade na Educação Infantil". Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, Brasília, 2009.
Brasil. (2010) "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil". Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB.
Brsil. (2017) “Base Nacional Comum Curricular: educação é a base”. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB.
Girão, F. M. P. e Brandão, A. C. P. (2011). Ditando e escrevendo: a produção de textos na Educação Infantil. In: Brandão, A. C. P. e Rosa, E. C. S. "Ler e escrever na Educação Infantil" (Org.). Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2ed.
Kenski, V. M. (2007) "Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação". Campinas, São Paulo, Papirus.
Machado, E. M. et al. (2016). "A formação do leitor e escritor na perspectiva da inclusão digital de crianças". In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), Uberlândia, Minas Gerais.
Nakano, R.Y. et al. (2018). “Integração de Tecnologias Digitais à Linguagem Oral e Escrita: um estudo de caso no Ensino Fundamental I”. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018), Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), Fortaleza, Ceará.
Oliveira, Osvaldo Luiz. (2009) "Criando e Recriando Histórias". In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. UFSC/UNIVALI, Florianópolis, Santa Catarina.
Prensky, Marc. (2001) Digital Natives, Digital Immigrants - Part 1. In: Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, Vol. 9, No. 5.
Sancho, J.M. (Org.). (2006) "Tecnologias para transformar a educação". Porto Alegre, Artmed.
Silva, Maria Auricélia da; Macedo Filho, José Aloísio; Castro Filho, José Aires de. (2017). “Histórias Fantásticas: produção de textos com suporte digital na Educação Infantil”. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), Recife, Pernambuco.
Sobreira, E. S. R.; Nunes, M.C.; Morassi, S. B. (2013) "Produzindo histórias não lineares: um incentivo à produção escrita e leitura, através do uso contextualizado da tecnologia". In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), UNICAMP, Campinas, São Paulo.