Impacto das Mídias Sociais no Futuro da Educação Superior no Brasil: um Estudo Prospectivo

  • Patrícia Cristina Moser UFPE
  • Joelson Isidro da Silva Araújo UFPE
  • Erika Carlos Medeiros UFPE

Resumo


Como objetivo deste trabalho propõe-se um estudo prospectivo sobre o impacto que as mídias sociais terão no futuro da educação superior no Brasil. Este estudo utilizou o método Delphi, onde buscou-se um consenso nas opiniões em relação ao uso das mídias sociais na educação. Apesar de ter havido um consenso entre os respondentes em relação às tendências de mídias sociais apresentadas, ainda percebe-se que alguns poucos painelistas se mantêm neutros às suas opiniões em relação ao uso de mídias sociais e tecnologias aplicadas à educação até o ano de 2040.

Referências

Dotta, S. (2011). Uso de uma Mídia Social como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2017.

Johnson, L.; Adams, B.S.; Estrada, V.; Freeman, A.(2014). NMC Horizon Report: 2014 K-12 Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium.

KAPLAN, A. M; HAENLEIN, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons. Elsevier.

Martino, J. P. (1993). Technological forecasting for decision making. 3. ed. New York: Mc Graw-Hill Inc.

McMahon, M. (2014). Ensuring the development of Digital Literacy in higher education curricula. Proceedings of Annual Conference of the Australasian Society for Computers in Learning in Tertiary Education. Dunedin, New Zealand.

Meyers, E. M.; Erickson, I.; Small, R.V. (2013). Digital literacy and informal learning environments: an introduction. Learning, Media and Technology.

NMC Horizon Report. (2014). K-12 Edition. Disponível em: < https://www.nmc.org/publication/nmc-horizon-report-2014-k-12-edition>. Acesso em: 20 nov. 2017.

Oliveira, J.S.P; Costa, M.M, Wille, M.F.C. (2008). Introdução ao método Delphi. Curitiba: Mundo Material.

Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, Vol. 9 Issue: 5, https:// doi.org/10.1108/10748120110424816 Acesso em: 20 nov. 2017.

Roschelle, J.M; Pea, R.D.; Hoadley, C.M.; Gordin, D.N; Means, B.M. (2000). Changing How and What Children Learn in School with Computer-Based Technologies, The Future of Children, Children and Computer Technology.

Sáfadi, C.M.Q. (2001). Delphi: um estudo sobre sua aceitação. In: V SEMEAD, 2001. São Paulo: Anais... SEMEAD FEA-USP.

Stone, P. at al. (2016). Artificial Intelligence and Life in 2030. One Hundred Year Study on Artificial Intelligence: Report of the 2015-2016 Study Panel.

Wright, J.; Giovinazzo, R. (2000). Delphi: uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de Pesquisas em Administração.

Yirula, C.P. (2011), Os 10 Grandes impactos das mídias sociais na educação. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2017.

Zappa, M. (2012). Inforgráfico: FutureWork – Trends and Challenges for Work in 21st Century. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2017.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MOSER, Patrícia Cristina; ARAÚJO, Joelson Isidro da Silva; MEDEIROS, Erika Carlos. Impacto das Mídias Sociais no Futuro da Educação Superior no Brasil: um Estudo Prospectivo. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 192-201. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8890.