Avaliando a Utilização do Aplicativo AppAlpha no Processo de Alfabetização de Adultos

  • Emerson Dantas UFPB
  • Ana Paula de L. Borges UFPB
  • Ayla Dantas UFPB

Resumo


Visando tornar mais dinâmico o processo de alfabetização, uma estratégia que vem sendo adotada é a utilização de Objetos de Aprendizagem (OAs). Neste artigo, é apresentado um desses OAs, o AppAlpha, e sua avaliação. Esse OA procura exercitar a conexão entre som e letra através de um jogo da forca, trabalhando também a soletração de palavras. Para poder avaliá-lo, o OA foi utilizado por alunos adultos e professores com o propósito de obter seu feedback, considerando como pontos de observação a sua aceitação, facilidade de uso e suas funcionalidades. A partir das opiniões dos mesmos, foi possível perceber uma grande aceitação dos dois grupos que participaram do estudo, o que mostra que o AppAlpha tem potencial para apoiar o processo de alfabetização.

Referências

An, Ding Yih et al. (2013). Digita-um jogo educativo de apoio ao processo de alfabetização infantil. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 154.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Ministério da Educação. Planejando a Próxima Década. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/Sase): Brasília, DF., 2014.

Oliveira, D. M. (2017). Proposta de um aplicativo personalizável para auxiliar no processo de alfabetização baseado no jogo da forca.

Santana, R. C.; Ishtani, L. (2015). Características de jogos educacionais para adultos mais velhos em processo de alfabetização. RENOTE, v. 13, n. 1.

Silva, Jeferson José; Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza (2018). Avaliando o Uso do Aplicativo" Embaralhado" no Processo de Alfabetização. RENOTE, v. 16, n.1.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DANTAS, Emerson; BORGES, Ana Paula de L.; DANTAS, Ayla. Avaliando a Utilização do Aplicativo AppAlpha no Processo de Alfabetização de Adultos. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 232-240. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8894.