Definição de Critérios Pedagógicos e Técnicos de um Recurso Digital para Validação de Planos de Aula
Resumo
Este artigo apresenta o percurso traçado por dois grupos de trabalho (GT de Desenvolvimento e o GT Pedagógico), no sentido de elencar um referencial teórico-pedagógico e sistemático para implementar um sistema de validação de planos de aulas na plataforma OBAMA, com o objetivo de difundir entre professores boas práticas pedagógicas.
Referências
Batista, S.; Brito, D; Melo, E; Oliveira, A.; Oliveira, N.; Maia, D. (2017). “Reconstrução de um repositório de objetos de aprendizagem para Matemática”. In: Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação, Mamanguape/PB.
Bezerra, E. (2007). “Princípios da Análise e Projetos de Sistemas com UML”. Elsevier Editora Ltda. São Paulo.
Castro, P.; Tucunduva, C.; Arns, E. (2008). “A Importância Do Planejamento das Aulas Para Organização do Trabalho do Professor em sua Prática Docente”. Athena, Revista Científica de Educação, v.10, n.10, Jan./Jun.
Cetic.Br. (2017). “Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação”. Brasília: Cgi.Br/Nic.Br.
Fiorentini, D.; Lorenzato, S. (2006). “Investigação Em Educação Matemática: Percursos Teóricos E Metodológicos”. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
Libâneo, J. (1998). “Didática”. 2ª Ed. São Paulo: Cortez.
Mildner, T. (1999). “Avaliação da aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem”. Estudos em avaliação educacional. São Paulo: Fund. Carlos Chagas, n.20, p. 95-128.
Oliveira, A.; Oliveira, A.; Batista, S.; Nascimento, I.; Azevedo, D.; Lima, R.; Oliveira, N.; Maia, D. (2018). “Processo de desenvolvimento de uma ferramenta destinada à elaboração de planos de aula de forma colaborativa”. In: Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação, p.392-403, Fortaleza/CE.
Oliveira, M. (2011). “Plano de Aula: ferramenta pedagógica da prática docente”. Pergaminho. Patos de Minas, MG: Unipam, (2): 121-129.
Pereira, D.; Rocha, S.; Chaves, P. (2016). “O conceito de práxis e a formação docente como Ciência da Educação”. Revista de Ciências Humanas, v.17, p.31-45.
Silva, A.; Silva, A.; Souza-Filho, M.; Melo, E.; Azevedo, I.; Maia, D. (2018) “Análise de planos de aula para o ensino de Matemática com uso de objetos de aprendizagem”. Revista Tecnologias na Educação, v.26, p.135-155.
Vasconcellos, C. (2000). “Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico”. 9ed. São Paulo: Libertad.
Bezerra, E. (2007). “Princípios da Análise e Projetos de Sistemas com UML”. Elsevier Editora Ltda. São Paulo.
Castro, P.; Tucunduva, C.; Arns, E. (2008). “A Importância Do Planejamento das Aulas Para Organização do Trabalho do Professor em sua Prática Docente”. Athena, Revista Científica de Educação, v.10, n.10, Jan./Jun.
Cetic.Br. (2017). “Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação”. Brasília: Cgi.Br/Nic.Br.
Fiorentini, D.; Lorenzato, S. (2006). “Investigação Em Educação Matemática: Percursos Teóricos E Metodológicos”. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
Libâneo, J. (1998). “Didática”. 2ª Ed. São Paulo: Cortez.
Mildner, T. (1999). “Avaliação da aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem”. Estudos em avaliação educacional. São Paulo: Fund. Carlos Chagas, n.20, p. 95-128.
Oliveira, A.; Oliveira, A.; Batista, S.; Nascimento, I.; Azevedo, D.; Lima, R.; Oliveira, N.; Maia, D. (2018). “Processo de desenvolvimento de uma ferramenta destinada à elaboração de planos de aula de forma colaborativa”. In: Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação, p.392-403, Fortaleza/CE.
Oliveira, M. (2011). “Plano de Aula: ferramenta pedagógica da prática docente”. Pergaminho. Patos de Minas, MG: Unipam, (2): 121-129.
Pereira, D.; Rocha, S.; Chaves, P. (2016). “O conceito de práxis e a formação docente como Ciência da Educação”. Revista de Ciências Humanas, v.17, p.31-45.
Silva, A.; Silva, A.; Souza-Filho, M.; Melo, E.; Azevedo, I.; Maia, D. (2018) “Análise de planos de aula para o ensino de Matemática com uso de objetos de aprendizagem”. Revista Tecnologias na Educação, v.26, p.135-155.
Vasconcellos, C. (2000). “Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico”. 9ed. São Paulo: Libertad.
Publicado
28/08/2019
Como Citar
DE OLIVEIRA, Amanda Maria D.; DA COSTA, Clésia Jordânia N.; DE AZEVEDO, Ivanilka L.; BEZERRA, Vítor Henrique C.; MAIA, Dennys Leite.
Definição de Critérios Pedagógicos e Técnicos de um Recurso Digital para Validação de Planos de Aula. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2019
.
p. 241-250.
DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8895.