Desafios da Tutoria em um Curso Online de Formação de Professores para Desenvolvimento do Raciocínio Computacional

  • Ecivaldo Matos UFBA
  • Claudia Borges Coutinho UFBA
  • Euma Santos UFBA
  • Hugo M. Dourado UFBA
  • Leonardo Ribeiro UFBA
  • Ranansamir Sousa da Silva UFBA
  • Silvana Santos de Jesus UFBA
  • Thácio Kevin Oliveira UFBA
  • Pauleany Simões de Morais IFRN

Resumo


Este artigo apresenta um relato dos desafios percebidos na tutoria de um curso on-line de 80 horas para “Desenvolvimento de Competências Interdisciplinares com o Raciocínio Computacional para Professores da Educação Básica”. O curso foi promovido em colaboração por duas universidades federais e alcançou mais de 90 pessoas entre estudantes de licenciatura (professores em formação), professores iniciantes na educação básica (com até cinco anos de atuação) e professores experientes, com mais de cinco anos de atuação na Educação Básica. Para além dos desafios relacionados à temática do curso e à perspectiva intergeracional dos participantes, houve desafios intrínsecos ao exercício da tutoria on-line por estudantes de graduação. Foram utilizadas as narrativas dos tutores e dos professores-participantes para relatar os desafios apontados neste artigo, com endereçamento de reflexões acerca da formação de professores on-line para desenvolvimento do Raciocínio Computacional.

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Publicado
02/12/2019
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MATOS, Ecivaldo et al. Desafios da Tutoria em um Curso Online de Formação de Professores para Desenvolvimento do Raciocínio Computacional. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 251-259. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8896.