Desafios da Tutoria em um Curso Online de Formação de Professores para Desenvolvimento do Raciocínio Computacional
Resumo
Este artigo apresenta um relato dos desafios percebidos na tutoria de um curso on-line de 80 horas para “Desenvolvimento de Competências Interdisciplinares com o Raciocínio Computacional para Professores da Educação Básica”. O curso foi promovido em colaboração por duas universidades federais e alcançou mais de 90 pessoas entre estudantes de licenciatura (professores em formação), professores iniciantes na educação básica (com até cinco anos de atuação) e professores experientes, com mais de cinco anos de atuação na Educação Básica. Para além dos desafios relacionados à temática do curso e à perspectiva intergeracional dos participantes, houve desafios intrínsecos ao exercício da tutoria on-line por estudantes de graduação. Foram utilizadas as narrativas dos tutores e dos professores-participantes para relatar os desafios apontados neste artigo, com endereçamento de reflexões acerca da formação de professores on-line para desenvolvimento do Raciocínio Computacional.
Referências
Cachapuz, A., Sá-Chaves I. and Paixão, F. (2004). Saberes básicos de todos os cidadãos no século XXI. Lisboa: CNE.
Dotta, S. and Giordan, M. (2014). Estratégias para Condução do Diálogo a Distância. In: Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 2. Disponível em:
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra 25ª edição.
Ribeiro, L., Foss, L. and Cavalheiro, S. A. C. (2017) Entendendo o pensamento computacional. ArXiv Preprint ArXiv:1707.00338.
Rodrigues, A. K. and Ramos, C. S. (2016). O papel do tutor no curso de licenciatura em Computação na UFPB virtual. In: Anais III CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Natal. V.1.
Silva, M. C. and Vitoriano, M. V. T. C. (2015). O agir comunicativo do tutor a distância como fomento de participação e de interação no gênero textual fórum acadêmico. In: Anais da Revista Tecnologias na Educação, ano 7. n. 13. Disponível em:
Vargas, L. M. and Castro, G. J. (2010). O papel do tutor a distância no ensino de informática: a experiência do curso de tecnologia em sistemas para internet UAB/IFSUL. In: Anais 16º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Foz do Iguaçu.
Wing, J. (2016). Pensamento Computacional. Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da Computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. In: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2.