A Tecnologia Assistiva e a Inclusão de Educandos com Deficiência Visual: um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • Ana Carolina Candido de Melo UFRPE
  • Ellen Polliana Ramos Souza UFRPE
  • José Vinicius Vieira Lima UPE

Resumo


Tecnologia Assistiva (TA) refere-se a recursos e serviços que ampliam as habilidades funcionais da Pessoa com Deficiência (PcD), visando sua inclusão social. Assim, este trabalho apresenta o resultado de um mapeamento sistemático da literatura, cujo objetivo é investigar os avanços no uso de recursos e serviços de TA para inclusão da PcD Visual no âmbito educacional, através de buscas manual e automática no período de 2009 a 2018, propondo ao final, a catalogação e divulgação destes recursos. Foram retornados 12.279 estudos primários, dos quais, 30 foram incluídos no mapeamento. Dentre os resultados, destaque para softwares educativos como tipo de solução proposta.

Referências

Alves, G. M. and Aguiar, Y. P. C. (2014). Acessibilidade e tecnologia assistiva no ambiente educacional: Mapeamento sistemático. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, page 16.

Bersch, R. (2008). Introdução a tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, page 21.

De Lima, L. B. S., Dos Santos, L. C., and Moreira, K. C. (2018). O início de uma prática de letramento digital voltada para pessoas com deficiência visual. III Congresso sobre Tecnologias na Educação.

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33(2004):1–26.

Neto, L. and de Souza, H. (2015). Abordagens para inclusão educacional e em ambien- tes de trabalho de pessoas com deficiência: um mapeamento sistemático em eventos brasileiros.

Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S., and Mattsson, M. (2008). Systematic mapping studies in software engineering. In Ease, volume 8, pages 68–77.

Schweitzer, F. (2007). A sociedade e a informação para os deficientes visuais: relato de pesquisa the society and the information for to the deficient appearances: research report p. 273-285. Revista ACB, 12(2):273–285.

Souza, A. and Freitas, D. (2018). Tecnologias assistivas para apoiar o ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual na matemática: Uma revisão sistemática da literatura. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Informatica na Educação-SBIE), volume 29, page 923.

Wohlin, C., Runeson, P., Neto, P. A. d. M. S., Engstrom, E., do Carmo Machado, I., and De Almeida, E. S. (2013). On the reliability of mapping studies in software engineering. Journal of Systems and Software, 86(10):2594–2610.
Publicado
02/12/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DE MELO, Ana Carolina Candido; SOUZA, Ellen Polliana Ramos; LIMA, José Vinicius Vieira. A Tecnologia Assistiva e a Inclusão de Educandos com Deficiência Visual: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 279-288. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8899.