REPAssistive: um Repositório de Recursos Educacionais para Educandos com Necessidades Educacionais Específicas
Resumo
Recursos Educacionais Digitais têm sido utilizados como ferramentas que auxiliam os educandos com deficiência no processo de aprendizagem. Porém, há uma dificuldade por parte dos educadores em localizá-los de forma catalogada e de acordo com o tipo de deficiência. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um repositório digital com jogos educacionais específicos para a educação especial utilizando as diretrizes de acessibilidade para o conteúdo WEB. Deste modo, o repositório foi avaliado com sucesso, o mesmo dispõe de um espaço colaborativo, mecanismo de busca avançada e por voz, além do catálogo de jogos, como também o conjunto de informações técnicas e pedagógicas presentes no manual do professor.
Referências
Júnior, J. B. B. (2013). Portais educacionais e suas características: contribuições para o estado da arte. Holos, 3:111–129.
Lima, C. A., Hitzschky, R., de Brito, M. A., Oliveira, A. G., de Castro Filho, J. A., and Medeiros, M. D. (2016). Uma proposta de catalogação de recursos educacionais digitais utilizando tablets para o ensino de crianças com deficiência intelectual. Anais do Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, pages 510–517.
Nielsen, J. and Mack, R. L. (1994). Inspection Methods. New York.
Silva, C., Osmundo, M. L. F., Hitzschky, R. A., De Brito, M. A. F., De Castro Filho, J. A., and Medeiros, M. D. (2016). Processo de criação de um repositório educacional digital: Procedimentos de busca, seleção e categorização de recursos educacionais digitais (RED). Anais do Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, pages 427–437.
Silva, R. A., Paula, M. M. V., and Sarlas, L. M. V. (2011). Utilização de jogos para pessoas com necessidades educativas especiais: uma análise experimental. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (XXII), pages 456–464.
Valente, J. A., Freire, F. M. P., and Arantes, F. L. (2018). Tecnologia e Educação (passado, presente e o que está por vir). NIED/UNICAMP, Campinas-SP.