Mineração dos Perfis Acadêmico e Socioeconômico de Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Rede Pública de Pernambuco, com Base nos Questionários da Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB)

  • Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros Instituto de Gestão Pública de Pernambuco
  • Katarina Tatiana Marques Santiago Instituto de Gestão Pública de Pernambuco

Resumo


Esta pesquisa objetiva entender os perfis escolares dos estudantes e a relação entre esses perfis e o alcance dos resultados da política pública de educação no Estado de Pernambuco. Para isso foram utilizadas técnicas de aprendizagem de máquina para minerar quais respostas do questionário contextual, que é aplicado aos estudantes juntamente às provas de matemática e de língua portuguesa pela Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), mais impactaram nos resultados dessas provas; e, posteriormente, estimar quais as relações entre os perfis estudantis e esses resultados a partir da observação das variações das nas notas dos testes de acordo com a variação em determinada variável selecionada anteriormente.

Referências

Breiman, L. (2001) Random Forests. In Machine Learning, 45, p. 5-32.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Microdados da Aneb e da Anresc 2017. Recuperado em 31 de outubro de 2018, de http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentosacessar.

Jacobson, M. (2015) “A educação como sistema complexo: implicações para a pesquisa educacional e políticas”, Modelagem de sistemas complexos para políticas públicas, Bernardo Furtado, Patrícia Sakowski and Marina Tóvolli, Brasília, Brasil, IPEA, p. 335-350.

Mitchell, T. (1997) Machine Learning, McGraw-Hill Science/Engineering/Math.

Penteado, B.E., Bittencourt, I. I, Isotani, S. (2019) Análise exploratória sobre a abertura de dados educacionais no Brasil: como melhorar o ecossistema de dados na Web? Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 27(1), 175-195. DOI: 10.5753/RBIE.2019.27.01.175.

Pernambuco. (2018) Lei nº 16.379, de 6 de junho de 2018 - Altera a Lei nº 12.985, de 2 de janeiro de 2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Informática de Governo - SEIG. Recife, Brasil, Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Pernambuco. (s/d) Mapa da Estratégia 2015-2018. https://www.seplag.pe.gov.br/servicos-da-seplag/65-mapa-da-estrategia.

Rand, W. (2015) “Sistemas Complexos: conceitos, literatura, possibilidades e limitações”, Modelagem de sistemas complexos para políticas públicas, Bernardo Furtado, Patrícia Sakowski and Marina Tóvolli, Brasília, Brasil, IPEA, p. 43-63.

Rigo, J.S., Cazella, S. C. (2014). Aplicações de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics com foco na evasão escolar: oportunidades e desafios Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 22(1), 132-146.

Scheinerman, E. (2003) Matemática Discreta: Uma Introdução, São Paulo, Pioneira Thomson Learning.

Zhou, Z-H. (2012) Ensemble Methods: Foundations and Algortithms, Nova Iorque, CRC Press.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Hugo Augusto Vasconcelos; SANTIAGO, Katarina Tatiana Marques. Mineração dos Perfis Acadêmico e Socioeconômico de Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Rede Pública de Pernambuco, com Base nos Questionários da Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB). In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 309-318. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8902.