Mineração dos Perfis Acadêmico e Socioeconômico de Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Rede Pública de Pernambuco, com Base nos Questionários da Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB)

  • Hugo Augusto Vasconcelos Medeiros Instituto de Gestão Pública de Pernambuco
  • Katarina Tatiana Marques Santiago Instituto de Gestão Pública de Pernambuco

Resumo


Esta pesquisa objetiva entender os perfis escolares dos estudantes e a relação entre esses perfis e o alcance dos resultados da política pública de educação no Estado de Pernambuco. Para isso foram utilizadas técnicas de aprendizagem de máquina para minerar quais respostas do questionário contextual, que é aplicado aos estudantes juntamente às provas de matemática e de língua portuguesa pela Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), mais impactaram nos resultados dessas provas; e, posteriormente, estimar quais as relações entre os perfis estudantis e esses resultados a partir da observação das variações das nas notas dos testes de acordo com a variação em determinada variável selecionada anteriormente.

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Publicado
02/12/2019
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MEDEIROS, Hugo Augusto Vasconcelos; SANTIAGO, Katarina Tatiana Marques. Mineração dos Perfis Acadêmico e Socioeconômico de Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Rede Pública de Pernambuco, com Base nos Questionários da Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB). In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 309-318. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8902.