Plataforma Significa: Visibilidade à Aprendizagem em Metodologias Ativas
Resumo
A partir da necessidade social crescente de pensar a educação de uma maneira atrelado à experiência, o artigo traz um relato das vivências e pensamentos que perpassam a metodologia da Little Maker cujo objetivo é dar visibilidade à aprendizagem por meio da construção de projetos autorais e significativos. Assim, um dos desafios que tentamos abordar foi a sistematização da coleta de informações acerca do processo de criação com o intuito de evidenciar o aprendizado através da documentação em portfólio digital, do mapeamento de parâmetros e da apresentação dos resultados com indicadores objetivos. Para isso, são compartilhadas as estratégias que pautaram o desenvolvimento de uma plataforma digital a fim de estabelecer uma relação fluida da aprendizagem, bem como documentação e coleta de informações do processo.
Referências
Tinkering Studio. Cardboard Automata. https://tinkering.exploratorium.edu/cardboard-automata. Acessado em 25 de fevereiro de 2016.
Blikstein, P. 2015. Computationally Enhanced Toolkits for Children: Historical Review and a Framework for Future Design. Foundations and Trends in Human–Computer Interaction v.9, n.1, p. 1–68.
Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acessado em 20 de Julho de 2018
Seymour, P. (1988). Mindstorms: children, computers and powerful ideas
Resnick, M. (2017). Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play.
REGGIO CHILDREN, 2014. Zero, Project- Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. Tradução Thaís Helena Bonini. Ed: São Paulo.
Edward P. Clapp, Jessica Ross, Jennifer O. Ryan, Shari Tishman (2016). Maker-Centered Learning: Empowering Young People to Shape Their Worlds.