Plataforma Significa: Visibilidade à Aprendizagem em Metodologias Ativas

  • Diego Thuler Little Maker
  • Paula R. P. Oliveira Little Maker
  • Karoline F. dos Santos Little Maker
  • Elisa Pomari Little Maker
  • Lucas O. Lopes Little Maker

Resumo


A partir da necessidade social crescente de pensar a educação de uma maneira atrelado à experiência, o artigo traz um relato das vivências e pensamentos que perpassam a metodologia da Little Maker cujo objetivo é dar visibilidade à aprendizagem por meio da construção de projetos autorais e significativos. Assim, um dos desafios que tentamos abordar foi a sistematização da coleta de informações acerca do processo de criação com o intuito de evidenciar o aprendizado através da documentação em portfólio digital, do mapeamento de parâmetros e da apresentação dos resultados com indicadores objetivos. Para isso, são compartilhadas as estratégias que pautaram o desenvolvimento de uma plataforma digital a fim de estabelecer uma relação fluida da aprendizagem, bem como documentação e coleta de informações do processo.

Referências

Wilkinson, K.; Petrich, M. 2014. The Art of Tinkering. San Francisco: Weldon Owen.

Tinkering Studio. Cardboard Automata. https://tinkering.exploratorium.edu/cardboard-automata. Acessado em 25 de fevereiro de 2016.

Blikstein, P. 2015. Computationally Enhanced Toolkits for Children: Historical Review and a Framework for Future Design. Foundations and Trends in Human–Computer Interaction v.9, n.1, p. 1–68.

Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acessado em 20 de Julho de 2018

Seymour, P. (1988). Mindstorms: children, computers and powerful ideas

Resnick, M. (2017). Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play.

REGGIO CHILDREN, 2014. Zero, Project- Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. Tradução Thaís Helena Bonini. Ed: São Paulo.

Edward P. Clapp, Jessica Ross, Jennifer O. Ryan, Shari Tishman (2016). Maker-Centered Learning: Empowering Young People to Shape Their Worlds.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
THULER, Diego; OLIVEIRA, Paula R. P.; DOS SANTOS, Karoline F.; POMARI, Elisa; LOPES, Lucas O.. Plataforma Significa: Visibilidade à Aprendizagem em Metodologias Ativas. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 329-338. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8904.