O “Maker” na Escola: uma Reflexão sobre Tecnologia, Criatividade e Responsabilidade Social

  • Lucas O. Lopes Little Maker
  • Paula R. P. Oliveira Little Maker
  • Karoline F. dos Santos Little Maker
  • Elisa Pomari Little Maker
  • Diego Thuler Little Maker

Resumo


O artigo discute as possibilidades de desenvolvimento de consciência de responsabilidade social por meio de atividades maker exploradas em ambiente escolar, e suas consequências na formação do sujeito. A reflexão baseia-se num estudo de caso da metodologia da Little Maker aplicada a estudantes do Ensino Fundamental II.

Referências

Brasil. (1998) Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF.

Clapp, E. P., Ross, J., Ryan, J. O. e Tishman, S. (2016) Maker-Centered Learning: Empowering Young People to Shape Their Worlds. Jossey-Bass.

Hatch, Mark. (2014) The Maker Movement Manifesto. McGraw Hill Education

Resnick, Mitchel. (2017) Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity Through Projects, Passion, Peers, and Play - MIT Press,

Santos, Verônica Gomes e Galembeck, Eduardo. Aprendizagem Criativa e Significativa Como Trabalhar Ciências Com As Crianças. (2017) XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Veraszto, E. V.; Silva, Dirceu da ; Miranda, Nonato Assis de ; Simon, Fernanda Oliveira . Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, v. 1, p. 60-85, 2008.
Publicado
28/08/2019
LOPES, Lucas O.; OLIVEIRA, Paula R. P.; DOS SANTOS, Karoline F.; POMARI, Elisa; THULER, Diego. O “Maker” na Escola: uma Reflexão sobre Tecnologia, Criatividade e Responsabilidade Social. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 367-376. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8908.