Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem dos Conteúdos Escolares: Compreensão dos(as) Licenciandos(as) da Disciplina Tecnodocência

  • Deyse Mara Romualdo Soares UFAL
  • Gabriela Teles UFC
  • Robson Carlos Loureiro UFC
  • Luciana de Lima UFC
  • Luís Paulo Leopoldo Mercado UFAL

Resumo


No cenário atual das TDICs na sociedade desafiam práticas pedagógicas, a formação inicial de professores demandando novas abordagens e métodos de ensino. Este artigo tem o objetivo descrever a perspectiva dos alunos de cursos de Licenciatura, da disciplina optativa Tecnodocência ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 2018.2, acerca de como as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) estão presentes no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos que pretendem trabalhar na sua profissão docente. Baseia-se no estudo de caso como metodologia e subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Observa-se que modificaram sua perspectiva, refletindo mais criticamente sobre a integração das TDICs.

Referências

Almeida, M. E. B. (2010) “Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line”, Em Aberto, Brasília, v.23, n. 84, novembro.

Castells, M. (2000) “La era de la información: la sociedade red. Madri, Alianza.

Coll, C.; Monereo, C. (2010) “Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades”. In: Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, Artmed, p.15-46.

Coll, C.; Mauri, T.; Onruba, J. (2010) “A incorporação das tecnologias da informação e comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso”. In: Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, Artmed, p. 66-93.

Coll, C.; Illera, J. L. R. (2010) “Alfabetização, novas alfabetizações e alfabetização digital: as TIC no currículo escolar”. In: Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, Artmed, p.289-310.

Costa, F. A. (2010) “Do subaproveitamento do potencial pedagógico das TIC à desadequação da formação de professores e educadores”. In: Colóquio Internacional Brasil-Portugal. São Paulo. Artmed.

Kenski, V. M. (2013), “Tecnologias e tempo docente”, São Paulo, Papirus.

Kenski, V. M. (2012), “Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação”, São Paulo, Papirus.

Lima, L. (2014) “Integração das tecnologias e currículo: a aprendizagem significativa de licenciandos de Ciências na apropriação e articulação entre saberes científicos, pedagógicos e das TDICs” Fortaleza. p.37.

Lima, L.; Loureiro, R. (2016). “Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência”, Revista Tecnologia e Sociedade, p. 122-138, Curitiba – PR.

Monereo, C.; Pozo, J. I. (2010) “O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências”. In: Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, Artmed, p. 97-117.

Mauri, T.; Onrubia, J. (2010) “O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências”. In: Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, Artmed, p. 118-135.

Mercado, L. P. L. (2014) “Formação e letramento digital de professores: memorial de um formador”, Maceió, UFAL.

Ramos, F.; Linhares, R. N.; Batista, J. (2012) “TIC em educação: um contributo para definição do papel do professor”. In: As redes sociais e seu impacto na cultura da educação do século XXI. Fortaleza, UFC.

Stake, R. (2005) “Investigación con estúdio de casos” Madri, Morata.

Tardif, M. (2002) “Saberes docentes e formação profissional”. Petrópolis, Vozes.

Yin, R. K. (2010) “Estudo de caso: planejamento e métodos” Porto Alegre, Bookman.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Deyse Mara Romualdo; TELES, Gabriela; LOUREIRO, Robson Carlos; DE LIMA, Luciana; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem dos Conteúdos Escolares: Compreensão dos(as) Licenciandos(as) da Disciplina Tecnodocência. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 397-405. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8911.