O Uso das Tecnologias na Formação Inicial de Licenciandos em Ciências Biológicas: o que Dizem as Pesquisas na Área?

  • Micaelle Gomes da Silva UFRPE
  • Dayane G. da Silva UFRPE
  • Luiz G. de Souza Neto UFRPE
  • Zélia M. Soares Jófili UFRPE

Resumo


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vêm se expandindo cada vez mais no âmbito educacional, buscando suprir as necessidades constantes da educação. O presente trabalho teve como objetivo analisar o uso das tecnologias na formação inicial de professores de Biologia e, para isto, foi realizado um mapeamento de artigos em periódicos e eventos científicos, abrangendo o período de 2013 a 2017. Foi identificado um total de 22 estudos abordando o uso de tecnologias na formação inicial de professores de biologia, mas apesar do crescente número de estudos, ainda se faz necessário avançar quanto ao uso das tecnologias, de modo a melhor subsidiar a formação docente.

Referências

André, B.P. (2014). O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 3, p. 63-77.

Bastos, W.G.; Rezende Filho, L.A.C.; Pastor, A.A. (2013). Produção de vídeos educativos por licenciandos de Biologia: uma análise do endereçamento e do significado preferencial. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, Atas do IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC.

Bardin, L. (2011). Primeira parte – história e Teoria; Terceira parte – Método. Análise de Conteúdo. Lisboa: Editora 70.

Bonzanini, T.K. (2015). A formação do professor para o uso pedagógico das tecnologias: investigações em um curso de licenciatura em ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, Atas do X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC.

Corrêa, A.L.; Caldeira, A.M.A. (2017). Proposta de competências necessárias para o ensino de Ciências e Biologia em atividades mediadas por TIC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Atas do XI ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Santa Catarina: ABRAPEC.

Costa, M.L.R.; Rezende, F. (2013). Construção da identidade docente em um curso a distância de Licenciatura em Biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, Atas do IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC.

Eichler, M.L.; Del Pino, J.C. (2014). Ĵigo: um editor de objetos de aprendizagem de temas de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 119-141.

Espíndola, M.B.; Santos, J.V.A.; Silva, C.F. (2013). Análise do processo de desenvolvimento e uso de uma hipermídia no ensino superior de Ciências Biológicas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, Atas do IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC.

Ferreira, N.S.A. (2002) As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, n. 79, p. 257-272.

Gianotto, D.E.P.; Diniz, R.E.S. (2010). Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 3, p. 631-648.

Gouvêa, S.M.O.; Errobidart, N.C.G. (2015). A formação de professores para novas tecnologias: reflexões a partir da literatura. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, Atas do X ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia: ABRABEC.

Lima, K.E.C.; Vasconcelos, S.D. (2006). Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.14, n.52, p. 397-412.

Maganha, L.F. et al. (2017). O papel do tutor em fóruns de discussão em um curso semipresencial de Licenciatura em Ciências: A importância do tipo de pergunta. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Atas do XI ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Santa Catarina: ABRAPEC.

Minayo, M.C.S. (2011). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Editora Vozes Limitada.

Mishra, P.; Koehler, M. (2006). Technological pedagogical content knowledge: a new framework for teacher knowledge. Teacher College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054.

Montenegro, L.A.; Petrovich, A.C.I.; Araújo, M.F.F. (2013). Modelos biológicos no estudo de vertebrados: utilização e importância na formação inicial à distância de professores para o ensino de ciências e biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, Atas do IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC.

Oeiras, J.Y.Y. et al. (2001). Contribuições de conceitos de Comunicação Mediada por Computadores e visualização de informação para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem colaborativa. In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, SBC, Vitória do Espírito Santo. Espírito Santo: Anais do Simpósio.

Oliveira, B.I.N. (2015). Tecnologias aplicadas ao ensino de biologia: o uso dos tablets em escolas estaduais do município de patos – PB. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Universidade Federal de Campina Grande.

Persich, G.D.O. (2015). O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por participantes do PIBID Ciências Biológicas em Santo Ângelo (RS) e Ciências da Natureza em Senhor do Bonfim (BA). In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, Atas do X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC.

Pereira, M.; Lopes, L.A. (2015). Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: horizontes para a formação de professores de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, Atas do X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC.

Possas, I.M.M.; Alves, J.M. (2015). Estudo exploratório das pesquisas sobre TIC no ensino de Biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, Atas do X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC.

Silva, S.L.R. et al. (2014). Perfil tecnológico de acadêmicos de cursos de licenciatura das ciências da natureza. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 3, p. 135-147.

Silva, C.M.; Ribeiro, A.M.; Gastal, M.L.A. (2013). Formação de professores de Ciências: refletindo sobre a prática docente através do estágio supervisionado em um curso de licenciatura à distância em biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, Atas do IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Micaelle Gomes; DA SILVA, Dayane G.; DE SOUZA NETO, Luiz G.; JÓFILI, Zélia M. Soares. O Uso das Tecnologias na Formação Inicial de Licenciandos em Ciências Biológicas: o que Dizem as Pesquisas na Área?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 406-414. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8912.