Programando a Várias Mãos: um Relato de Experiência da Construção Colaborativa de Algoritmos

  • Aladir Ferreira da Silva Júnior IFG
  • Leizer Fernandes Moraes IFG
  • Rita Rodrigues de Souza IFG

Resumo


Neste artigo se compartilha um relato de experiência com o uso do Google Docs em prática educativa. Pesquisas científicas têm mostrado que há barreiras na construção do aprendizado de alunos de cursos superiores, especialmente quanto ao desenvolvimento da habilidade de se programar computadores. Os conteúdos fundamentais para a realização dessa atividade talvez não estejam sendo apresentados de modo a favorecer o aprendizado. Seguindo o proposto na abordagem da Aprendizagem Colaborativa, aplicou-se uma atividade de resolução de problemas mediada pelo Google Docs com três turmas iniciais do ensino superior e foi possível constatar que no auxílio ao ensino-aprendizagem de Algoritmos, este apresenta resultados promissores.

Referências

Barcelos, R.; Tarouco, L.; Bercht, M (2009). “O uso de mobile learning no ensino de algoritmos”. In: RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 2009. v. 7, n. 3, p. 327-337, 2009.

Borges, M. (2000). “Avaliação de uma metodologia alternativa para a aprendizagem de programação”. In Anais do VIII Workshop de Educação em Computação. Curitiba.

Brandão, L. O.; Brandão, A. A. F.; Ribeiro, R. S. (2012). “iVProg - uma ferramenta de programação visual para o ensino de algoritmos”. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2012. Anais..., 2012.

Costa, B. D. S.; Brito, J. A.; Ribeiro, G. C.; Guedes, A. M. A. (2016). “Google Drive como Ferramenta de Acompanhamento e Avaliação na Educação de Jovens e Adultos” In: Sánchez, J. (2016) Editor. “Nuevas Ideas en Informática Educativa”, Volumen 12, p. 387 - 391. Santiago de Chile.

Ellis, C.A., Gibbs, S.J. & Rein, G.L. (1991) “Groupware – Some Issues and Experiences”. Communications of the ACM, v. 34, n. 1. 1991, New York, pp. 39-58.

Fontes, C. R. e Silva, F. W. O. (2008). “O ensino da disciplina linguagem de programação em escolas técnicas”. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro; v. 13, 2008, n. 2, p. 84-98, jul. 2008, ISSN 1806-5821.

Ihantola, P.; Helminen, J. e Karavirta, V. (2013). “How to study programming on mobile touch devices: Interactive python code exercises”. In: Proceedings of the 13th Koli Calling International Conference on Computing Education Research. New York, NY, USA: ACM, 2013. (Koli Calling '13), p. 51-58.

Karavirta, V.; Helminen, J. e Ihantola, P. (2012). “A mobile learning application for parsons problems with automatic feedback”. In: Proceedings of the 12th Koli Calling International Conference on Computing Education Research. New York, NY, USA: ACM, 2012. (Koli Calling '12), pp. 11-18.

Machado, L. D. P.; Berkenbrock, C. D. P.; Anselmo, G. e Siple, I. Z. (2018). “Uma ferramenta colaborativa para apoiar a aprendizagem de programação de computadores”. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10. p. 23-29.

Machado, L. D. P. (2016) “Uma abordagem colaborativa para aprendizagem de programação de computadores com a utilização de dispositivos móveis”. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada: Engenharia de Software. Joinville, 2016, 151p.

Moi, A; Moreira, R. C.; Moreira, P. C.; Moreira, O. C. Souza, H. C. e Kochhann, S. (2016). “A utilização da ferramenta Google Docs como recurso de ensino pela internet”. ÁGORA Revista Eletrônica. Nº 22. 2016.

Moura, L. (2017). “Uso do google drive na sala de aula: uma ferramenta Colaborativa para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de produção textual no ensino médio”. TCC: Licenciatura em Informática a Distância: UFRR.

Oliveira, E. A. e Nogueira, M. (2015). “Linguagem de programação estruturada: uma reflexão sobre a didática para o ensino de programação” In: II World Congress on Systems Engineering and Information Technology. Vigo, Spain.

Oliveira, E. D. S. de; Oliveira, T. dos S.; Ferreira, P. S.; SOUSA, H. de M. e Oliveira, G. S. de. (2017). “Aprendizagem colaborativa: um experimento utilizando o Google Docs”. In 23º Congresso ABED de Educação a Distância. Foz do Iguaçu-PR.

Oliveira, F. N. e Moraes, D. A. F. (2013). “A utilização da tecnologia e da Internet no processo de ensino e aprendizagem da educação superior: um relato de experiência”. Anais da II Jornada de Didática e I Seminário de Pesquisa do CEMAD, p. 306-320.

Pimentel, M.; Gerosa, , M. A.; Filippo, D.; Raposo, A.; Fuks, H. e Lucena, C. J. P. (2006). “Modelo 3C de Colaboração para o desenvolvimento de Sistemas Colaborativos”. In Anais do III SBSC. Natal-RN, pp. 58-67.

Prensky, M. (2001). “Digital Native, Digital Immigrants”.In: Prensky, M. (2001). On the Horizon. V.9., N.5, MCB University Press.

Priesnitz Filho, W.; Abegg, I.; Simonetto, E. (2012). “Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital”. GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias, 2012. v. 2, n. 2, 2012. ISSN 2237-0722.

Ramos, V. et al. (2015) “A comparação da realidade mundial do ensino de programação para iniciantes com a realidade nacional: Revisão sistemática da literatura em eventos brasileiros”. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Maceió, AL, Brasil: [s.n.], 2015. (SBIE 2015), pp. 318-327.

Rapkiewicz, C. E. et al. (2006). “Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais”. In: RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 2006. v. 4, n. 2, 2006. ISSN 1679-1916.

Rodrigues, M. (2004). “Experiências positivas para o ensino de algoritmos”. In: IV Escola Regional de Computação Bahia-Sergipe. Anais. Feira de Santana, 2004.

Salgado, N.; Castro, T.; Castro, A. (2013). “Aprendizagem colaborativa de programação com Scratch e Opensimulator”. In: X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos - SBSC 2013. [S.l.: s.n.], 2013.

Silva, T. S. C. da; Tedesco, P. C. de A. R.; Melo, J. C. B. de. (2014). “A importância da motivação dos estudantes e o uso de técnicas de engajamento para apoiar a escolha de jogos no ensino de programação”. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2014. [S.l.: s.n.], 2014.
Publicado
02/12/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira; MORAES, Leizer Fernandes; DE SOUZA, Rita Rodrigues. Programando a Várias Mãos: um Relato de Experiência da Construção Colaborativa de Algoritmos. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 463-472. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8918.