Rolando a Bosta pela Mata Atlântica: Utilização de Infográfico Interativo para o Ensino da Diversidade de Besouros Escarabeíneos

  • Izabella Neves de Oliveira UPE
  • Josival Francisco Araújo UPE
  • Fabiana do Carmo Santana UPE
  • Rita de Cássia de Moura UPE
  • Filipe Martins Aléssio UPE

Resumo


Infográficos são um veículo para transmissão de dados e informações que ao unir-se a representação visual tornam o processo de assimilação do conteúdo mais simples. Tendo em vista o poder comunicativo das imagens em plena era digital, objetivou-se desenvolver um infográfico interativo com informações sobre os besouros rola-bostas presentes na Mata Atlântica Nordestina. Havendo destaque aos seus hábitos alimentares e serviços ecossistêmicos desempenhados, tem em foco as principais ameaças ao bioma, e consequentemente aos besouros. Ferramentas gráficas e informativas como infográficos podem ser utilizados em exposições, em salas de aula ou em sites como forma de estimular o aprendizado relacionado a zoologia.

Referências

Araújo, J.F., Silva, F.A.B. and Moura, R.C. (2018). Primeiro registro de Deltochilum do subgênero Aganhyboma (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE: SCARABAEINAE) em Pernambuco, Brasil. I Congresso Nordestino de Animais Silvestres, UFRPE, Recife.

Braga, C.S. (2009) O Infográfico na Educação a Distância: uma contribuição para a aprendizagem. In: 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. p. 27-30.

Bogoni, J. A., Graipel, M. E., Castilho, P. V., Fantacini, F. M., Kuhnen, V. V., Luiz, M. R, Maccarini, T. B., Marcon, C. B., Teixeira, C. S. P., Tortato, M. A., Vaz-de-Mello, F. Z. and Hérnandez, M. I. M. (2016). Contributions of the mammal community, habitat structure, and spatial distance to dung beetle community structure. Biodiversity and conservation, v. 25, n. 9, p. 1661-1675.

Costa, F. C., Pessoa, K. K., Liberal, C. N., Filgueiras, B. K.; Salomão, R. P. and Iannuzzi, L. (2013) What Is the Importance of Open Habitat in a Predominantly Closed Forest Area to the Dung Beetle (Coleoptera, Scarabaeinae) Assemblage? Revista Brasileira de Entomologia, v. 57, n. 3, p. 329–334.

Cortes, T. P. B. B., Maciel, R. S., Nunes, M. F. H. and Souza, C. H. M. (2015) A infografia multimídia como recurso facilitador no ensino-aprendizagem em sala de aula. InterSciencePlace, v. 1, n. 29.

Favila, M.E. and Halffter, G. (1997) The use of indicator groups for measuring biodiversity as related to community structure and function. Acta Zool. Mexicana.,v. 72, p. 1–25.

Halffter, G. and Favila, M.E. (1993) The Scarabaeinae (Insecta: Coleoptera) an animal group for analyzing, inventorying and monitoring biodiversity in tropical rainforest and modified landscapes. Biol. Int. v. 27, p. 15–21.

Halffter, G. and Matthews, E. G. (1966) The natural history of dung beetles of the Subfamily Scarabaeinae (Coleoptera: Scarabaeidae). Folia Entomológica Mex., v. 45, p. 1-312.

Hanski, I. and Cambefort, Y. (1991) Dung Beetle Ecology. Princeton, NJ: Princeton University Press, p. 51-67.

Hattwig, D., Bussert, K., Medaille, A. and Burgess, J. (2013). Visual Literacy Standards in Higher Education: New Opportunities for Libraries and Student Learning. Portal: Libraries and the Academy, v.13, n.1, p. 61–89.

Johri, P. and Misra, A. (2017). Digital technology in classroom: Changing the face of education infographic. In 2017 International Conference On Smart Technologies For Smart Nation (SmartTechCon), p. 405-406.

Kibar, P. N. and Akkoyunlu, B. (2014). A new approach to equip students with visual literacy skills: Use of infographics in education. In European Conference on Information Literacy, p. 456-465.

Lapolli, M., Vanzin, T. and Ulbricht, V. R. (2014). Infografia na web para a inclusão digital de alunos surdos. RENOTE, v.12, n.1.

Louzada, J. N. C. (2008) Scarabaeinae (Coleoptera: Scarabaeidae) detritívoros em ecossistemas tropicais: biodiversidade e serviços ambientais. Biodiversidade do solo em ecossistemas brasileiros, Lavras, Editora UFLA, p. 309-332.

Lundy, A. D. and Stephens, A. E. (2015). Beyond the literal: Teaching visual literacy in the 21st century classroom. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v.174, p. 1057–1060.

Lyra, K. T., Oliveira, B. R. N., Reis, R. C. D. Cruz, W. M., Nakagawa, E. Y. and Isotani, S. (2016). Infográficos versus materiais de aprendizagem tradicionais: Uma investigação empírica. RENOTE, v..14, n.2, p.1–12.

Martix, S. and Hodson, J. (2014). Teaching with infographics: Practising new digital competencies and visual literacies. Journal of Pedagogic Development, v. 4, n.2, p. 17–27.

Niebaum, K., Cunningham-Sabo, L., Carroll, J. and Bellows, L. (2015). Infographics: An Innovative Tool to Capture Consumers" Attention. Journal of Extension, v. 53, n.6, p.1–6.

Taguchi, K. and Ackerman, L. (2014) The Infographic: Is there a Place in Higher Education?. In: E-Learn: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), p. 1901-1905.

Tarasov, S. and Génier, F. (2015) Innovative Bayesian and Parsimony Phylogeny of Dung Beetles (Coleoptera, Scarabaeidae, Scarabaeinae) Enhanced by Ontology-Based Partitioning of Morphological Characters. PLOS ONE, v. 10, n. 3.

Vaz-de-Mello F.Z. (2019) Scarabaeinae in Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. PNUD. Disponível em: . Acesso em: 30 Jun. 2019.

Vaz-de-Mello, F.Z., Louzada, J.N.C. and Schoereder, J. H. (1998) New data and comments on scarabaeidae (Coleoptera: Scarabaeoidea) associated with attini (Hymenoptera: Formicidae). The Coleopterists' Bulletin, p. 209-216.

Yildirim, S. (2016) Infographics for Educational Purposes: Their Structure, Properties and Reader Approaches. Turkish Online Journal of Educational Technology-TOJET, v. 15, n. 3, p. 98-110.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DE OLIVEIRA, Izabella Neves; ARAÚJO, Josival Francisco; SANTANA, Fabiana do Carmo; DE MOURA, Rita de Cássia; ALÉSSIO, Filipe Martins. Rolando a Bosta pela Mata Atlântica: Utilização de Infográfico Interativo para o Ensino da Diversidade de Besouros Escarabeíneos. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 483-489. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8920.