Dino no Vale dos Dinossauros: um Recurso Educacional Digital para Auxiliar Conceitos Básicos de Contagem
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar o protótipo de um recurso educacional digital (RED) denominado, Dino no Vale dos Dinossauros, desenvolvido para atender às habilidades de contagem previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para turmas do 4º ano do Ensino Fundamental. Foi criado a partir da utilização do software Scratch, uma linguagem de programação utilizada para criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos. Dentre os resultados, verificamos que o RED viabilizou aprendizagens de conceitos matemáticos, como também, reflexões e análises metodológicas, auxiliando no processo do uso e de produção de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Referências
Brasil, Ministério da Educação. (2017b) “Base Nacional Comum Curricular”. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental.
Castro, J. B.; Soares, I. O.; Vianna, E. P. N.; Sousa, J. S. (2017) “Lógica Criativa: a construção de mídias digitais para o ensino de matemática”. In: Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017). VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), Disponível em:
Leitão, D. A. (2018) “Um olhar pedagógico sobre o processo de construção de recursos digitais de matemática com Scratch”. Fortaleza. 54f. Monografia, Curso de Pedagogia – Universidade Federal do Ceará (UFC).
Maia, D. L. (2012) “Ensinar Matemática com o uso de tecnologias digitais: um estudo a partir da representação social de estudantes de Pedagogia”. 2012. 190p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.
Nacarato, A. M.; Mengali, B. L. da S.; Passos, C. L. B. (2009) “A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender”. Belo Horizonte: Autêntica.
Papert, Seymour. (1985) “Logo: Computadores e Educação”. 3ª ed. São Paulo: Editora brasiliense s.a.
Prado, I. G. (2000) “Ensino de Matemática: O Ponto de Vista de Educadores e de seus Alunos sobre Aspectos da prática pedagógica”. Rio Claro. 255f. Tese de Doutorado – Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociência e Ciências exatas (UNESP).
Resnick, Mitch. (2012) “Let's teach kids to code”. TED: Ideas Worth Spreading. Disponível:
Resnick, M. (2013) “Learn to code, code to learn”. Technology in School, [Burlingame], May 8. Disponível em: