Oficina de Apoio a Resolução de Problemas e Lógica Computacional Utilizando a Computação Desplugada e Gamificação

  • José Vinnicius dos Santos Oliveira UFPB
  • Larrysa Mirelly Rosendo Figueiredo UFPB
  • Flavia Luiza Veloso Costa Souza UFPB

Resumo


Este artigo apresenta os resultados obtidos com a aplicação da oficina DespluGames, realizada no âmbito do PIBID - Informática (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que teve como objetivo analisar a eficiência da aplicabilidade concomitante das metodologias de Computação Desplugada e elementos de Gamificação no ensino introdutório de lógica de programação para alunos do ensino médio. A oficina empregou o conceito de programação em blocos para promover o aprendizado dos alunos nos conceitos iniciais da lógica de programação de computadores.

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Publicado
02/12/2019
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OLIVEIRA, José Vinnicius dos Santos; FIGUEIREDO, Larrysa Mirelly Rosendo ; SOUZA, Flavia Luiza Veloso Costa . Oficina de Apoio a Resolução de Problemas e Lógica Computacional Utilizando a Computação Desplugada e Gamificação. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 497-503. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8922.