Gamificação como Tecnologia Educacional Auxiliadora no Ensino de Curativos

  • Kátia Carla S. Silva UFPE
  • Mariana Boulitreau S. C. Barros UFPE
  • Valdir Alfredo O. da Silva UFRPE
  • Luiz Miguel P. Sanches UFPE
  • Joel Azevedo de M. Neto Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética
  • Sean Jasube de O. Alves UFPE

Resumo


O presente estudo busca descrever a experiência na construção de um jogo sério, bem como sua potencialidade como ferramenta metodológica auxiliadora para o desenvolvimento da semiotécnica relacionada à realização de curativos em discentes do curso de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência para o desenvolvimento de um Jogo Sério em cinco etapas: 1) Levantamento dos requisitos da aplicação; 2) Construção do conteúdo; 3) Criação do protótipo de telas; 4) Desenvolvimento do jogo; 5) Avaliação da dinâmica do jogo. O jogo “Injury Care Simulator” apresenta como cenário principal uma enfermaria em âmbito hospitalar. É constituído por casos clínicos de níveis crescente de dificuldade Composto por um layout simples contendo no canto superior da tela o Prontuário, Enfermaria, Loja e o Leito.

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Publicado
02/12/2019
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SILVA, Kátia Carla S.; BARROS, Mariana Boulitreau S. C.; DA SILVA, Valdir Alfredo O.; SANCHES, Luiz Miguel P.; DE M. NETO, Joel Azevedo; ALVES, Sean Jasube de O.. Gamificação como Tecnologia Educacional Auxiliadora no Ensino de Curativos. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 504-510. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8923.