Pensando Robótica em Versos e Prosa

  • Giselle Maria Carvalho da Silva Lima UTEC Gregório Bezerra
  • Maria do Carmo Lima UTEC Gregório Bezerra
  • Marlene Coelho de Araujo UTEC Gregório Bezerra

Resumo


Este artigo descreve o projeto Pensando Robótica em Versos e Prosa, proposto pelas professoras multiplicadoras e desenvolvido em escolas da RPA4 atendidas pelas mesmas, da Rede Municipal de Ensino do Recife. Tem como objetivo demonstrar como foi vivenciada a experiência exitosa do uso da robótica associada à leitura e produção textual, nas escolas municipais do Recife, bem como relatar a participação dos envolvidos neste processo de ensino aprendizagem. Foi vivenciado em aulas de 2h, com leitura de poemas e criação de protótipos de robótica para ilustrar os textos trabalhados, bem como confecção de vídeos utilizando os tablets e os cenários compostos por blocos de encaixe.

Referências

FORTES, Renata. “Fascículo de Educação para a Vida Zoom: introdutória: meu primeiro robô”. 2ª ed. Curitiba, PR: Zoom Editora Educacional, 2010

RECIFE. Secretaria de Educação. Política de ensino: tecnologias na educação. organização: Jacira Maria L’Amour Barreto de Barros, Élia de Fátima Lopes Maçaira, Katia Marcelina de Souza. Recife: Secretaria de Educação, 2015.

RECIFE. Secretaria de Educação. Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação. Programa Rede de Aprendizagens. Prefeitura do Recife; Recife, 2017. Disponível em:http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/sites/default/files/arquivos_informativos_home/programa_rede_de_aprendizagens.pdf.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Giselle Maria Carvalho da Silva; LIMA, Maria do Carmo; DE ARAUJO, Marlene Coelho. Pensando Robótica em Versos e Prosa. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 517-523. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8925.