Desenvolvimento de um Jogo Utilizando Robótica para o Estímulo do Pensamento Computacional

  • Rodrigo C. L. Silva IFPE
  • Matheus L. U. Cavalcanti IFPE
  • Luama R. N. L. de Oliveira IFPE

Resumo


Neste artigo é apresentado os resultados parciais do desenvolvimento de um jogo que utiliza robótica para estimular o pensamento computacional entre crianças dos 3 aos 5 anos do ensino fundamental. O intuito do jogo é estimular o pensamento computacional nessa faixa etária, fazendo com que as crianças desenvolvam essa habilidade que é fundamental para as atuais e futuras gerações. Para realizar as missões do jogo, os jogadores necessitam pré-definir os movimentos (programa) que o robô precisa realizar para alcançar o objetivo solicitado. Na sua fase inicial, o jogo foi desenvolvido em Scratch e será, posteriormente, desenvolvido no ambiente de prototipação Arduino.

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Publicado
02/12/2019
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SILVA, Rodrigo C. L.; CAVALCANTI, Matheus L. U.; DE OLIVEIRA, Luama R. N. L.. Desenvolvimento de um Jogo Utilizando Robótica para o Estímulo do Pensamento Computacional. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 524-529. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8926.