Ensino e Aprendizagem de História através da Construção Colaborativa de Podcasts

  • Julia M. W. Neves UFRPE
  • Taciano L. Amorim UFRPE
  • José Alexandre UFRPE
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE

Resumo


As práticas tradicionalistas ainda aplicado em muitas escolas, se tornam desinteressantes para alunos que nasceram imersos no uso das TICs. O uso dessas tecnologias em sala de aula pode auxiliar no autoaprendizado, muitas vezes de forma criativa. O podcast é uma ferramenta que pode ser utilizada para tornar o ensino mais atrativo. Segundo um diagnóstico feito numa ETE, viu-se a dificuldade do segundo ano compreender o assunto da História do Brasil. Para tornar a matéria mais atrativa e melhorar a compreensão, foi proposto aos alunos a criação de podcast abordando personagens existentes nesse período. Com o intuito de verificar se a utilização das TICs auxilia na absorção do conteúdo abordado.

Referências

Carvalho, C. J. (2009). “O Uso de Podcasts no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Naturais: um estudo com alunos de 9º ano sobre temas do Corpo Humano/Saúde”, In: Reista Eletrônica Ozarfaxinars, N.8 , Podcast no Ensino. Centro de Formação da Associação das Escolas de Matozinho. https://www.cfaematosinhos.eu/O Uso de Podcasts no Ensino e na Aprendizagem_08.pdf.

Gill, C. F. (2016) “Uma Experiência de Pesquisa Sobre Podcast no Ensino e Literatura”, In: Ciclo Revista: Experiências em Formação no IF Goiano. Anais do II Encontro de Licenciaturas e Pesquisas em Educação (ELPED). https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ciclo/article/view/262/175

Leite, B. S. (2011) “ O uso das tecnologias no Ensino de Ciências: A web 2.0 como ferramenta de aprendizagem”. 286 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2011. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/ bitstream/tede2/5813/2/Bruno Silva Leite.pdf

Leite, Q. S. S. , Aranha, S.D.G. e Leite, B.S. (2017) “A Produção de Podcasts por Estudantes do Ensino Médio Sobre a Língua Portuguesa e a Comunicação Verbal”, In: Revista Eletrônica Debates em Educação, Vitória - Espírito Santo, v.7 n.2, p 44-64. https://www.researchgate.net/publication/322730372 _A_producao_de_podcasts _por_estudantes_do_ensino_medio_sobre_a_lingua_portuguesa_e_a_comunicacao_verbal

Moura, A. e Carvalho, A. A. A. (2006) “Podcast: Potencialidades na Educação” , In: Revista Prisma.com, n.3, f. 88-110 http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom /article/view/2112/1945

Souza, Q. D. S. e Leite, B. S.(2013) “A Linguística na produção de Podcast em Química” In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: Aprendizagem Móvel Dentro e Fora da Escola. http://nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2013/A%20Lingu%C3 %ADstica%20na%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20Podcast%20em%20Qu%C3%ADmica.pdf
Publicado
02/12/2019
Como Citar

Selecione um Formato
NEVES, Julia M. W.; AMORIM, Taciano L.; ALEXANDRE, José; RODRIGUES, Rodrigo Lins. Ensino e Aprendizagem de História através da Construção Colaborativa de Podcasts. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 544-549. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8929.