Automatização de Controle de Fluxo de Livros de uma Biblioteca Universitária

  • Ivanício B. S. Júnior IESRSA
  • José Wenzel Trieste Ribeiro IESRSA
  • Felipe Francisco Bezerra Araújo IESRSA

Resumo


O presente trabalho descreve como foi mensurada a utilização das tecnologias RFID e de processos de automatização com Arduino, para otimizar o controle e fluxo de trabalho de uma biblioteca universitária. O objetivo deste projeto é verificar a viabilidade desta tecnologia no controle de fluxo de livros em uma biblioteca universitária. Para isto, foi feita uma entrevista com o supervisor geral de uma biblioteca, cujas respostas serviram de base para determinar os requisitos do sistema. Este será implementado no formato de middleware, de modo a dar apoio ao sistema já existente.

Referências

ROBERTS, C.M. Radio frequency identification (RFID). Computers & Security, Volume 25, 2006,

FRANÇA NETO, Zamith. Aplicação de tecnologia RFID para gestão acadêmica, de pessoal e operacional de patrimônio e biblioteca. SPOLM, 2008.

SHAHID, Syed Md. Use of RFID Technology in Libraries: a New# Approach# to Circulation, Tracking, Inventorying, and Security of Library Materials. Library Philosophy and Practice, 2005.

COYLE, Karen. Managing technology: Management of RFID in Libraries. The Journal of Academic Librarianship, 2005.
Publicado
02/12/2019
Como Citar

Selecione um Formato
S. JÚNIOR, Ivanício B.; RIBEIRO, José Wenzel Trieste; ARAÚJO, Felipe Francisco Bezerra . Automatização de Controle de Fluxo de Livros de uma Biblioteca Universitária. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 556-560. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8931.