Desenvolvimento de um Protótipo de Identificação do Nível de Escrita para Dispositivos Móveis: uma Ferramenta de Sondagem no Ensino

  • Claudemir J. Lima UFRPE
  • Elidiene G. Oliveira UFRPE
  • Gustavo Callou UFRPE
  • Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho UFRPE

Resumo


A sondagem do nível de escrita do estudante é muito importante para o professor direcionar suas práticas com atividades que promovam o avanço da escrita. Há poucos aplicativos que realizam a sondagem do nível de escrita, dessa forma, esse artigo descreve a criação de um protótipo NEA (Nível de Escrita Alfabética) para realização de sondagem do nível de escrita no processo de alfabetização que é embasado na Psicogênese da língua escrita. Os resultados parciais do protótipo, segundo o professor participante de uma escola municipal da rede pública do Recife, contribuíram para a construção de um instrumento de avaliação diagnóstica do nível de escrita dos estudantes. A parceria do profissional na área pedagógica e tecnológica para criação do aplicativo educacional está sendo essencial.

Referências

BORGES, Fábio Ferreira; Oliveira, PATRICK Mendonça; PIRES, Daniel Facciolo. Sondagem Descomplicada: sistema de informação aplicado à alfabetização. Revista Eletrônica de Sistema de Informação e Gestão Tecnológica. Vol.07,n.01-2016. Disponível em: http://periodicos.unifacef.com.br/index. php/resiget/issue/view/130 Acesso em: 16 de junho de 2018

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 15, n. 45, p. 423-441, maio/ago. 2015.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed.Campinas, SP: Papirus, 2007. 174p.

MORAN, José Manuel. OS NOVOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR COM AS TECNOLOGIAS. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. 2004.

VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017). Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017). Aplicativo para Auxiliar Professores nas Avaliações dePsicogênese da Escrita. MOMBACH, Jaline; SOUZA Paulo Silas; LEAL, Lara.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : planejamento escolar : alfabetização e ensino da língua portuguesa : ano 1 : unidade 2 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. Disonível em: . Acesso em : 05 de maio. 2018

ROSSETTO, Alessandra Dedéco Furtado. PSICOGÊNESE DA ESCRITA INFANTIL – PEI. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina Programa de Pós-Graduação Em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – Ppgen. 2017

ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017. Disponível em:< revistas.ufpr.br/educar/article/download/47454/33236>. Acesso em: 22 maio. 2018.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Claudemir J.; OLIVEIRA, Elidiene G.; CALLOU, Gustavo; CYSNEIROS FILHO, Gilberto Amado de Azevedo. Desenvolvimento de um Protótipo de Identificação do Nível de Escrita para Dispositivos Móveis: uma Ferramenta de Sondagem no Ensino. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 589-595. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8936.