Relato de Experiência sobre a Criação de um Clube de Desenvolvimento de Jogos com Foco em Habilidades de Pensamento Computacional

  • Raphael A. de Lima UFRPE
  • Eduardo F. de Sá UFRPE
  • André P. Porto UFRPE
  • Rodrigo L. Rodrigues UFRPE
  • José A. da Silva UFRPE

Resumo


Este trabalho relata a experiência de um grupo de graduandos de um curso de Licenciatura em Computação em uma escola pública de ensino médio técnico. Foram estimuladas diversas atividades com o intuito de melhorar o desempenho escolar dos alunos nas competências de programação. Suas afinidades e conhecimentos prévios sobre o tema de jogos digitais foram utilizados para aplicar uma metodologia de sala de aula invertida com o intuito de ensinar os conceitos de pensamento computacional. A mistura de um tema que instiga os alunos com conceitos de programação mostrou resultados positivos no sentido de aumentar a familiarização dos alunos com o desenvolvimento de jogos, e consequentemente, a lógica de programação.

Referências

SILVEIRA, S. R., PEREIRA, A. S., BERTOLINI, C., PARREIRA, F., & BIGOLIN, N. . Educação a distância, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas: possibilidades para o ensino de programação de computadores. In ANAIS DOS WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2018, Fortaleza, Anais… Fortaleza: UFC, v. 7, n. 1, p. 1052, out. 2018.

SOUZA, M. V. R., & FRANÇA, A. C. C.. Um estudo sobre as dificuldades no processo de aprendizagem de programação no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FAFICA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-PE. Revista da Escola Regional de Informática, v. 2, n.2, p.19-27, 2013.

ANDRADE, R., MENDONÇA, J., OLIVEIRA, W., ARAUJO, A. L. & SOUZA, F. . Uma Proposta de Oficina de Desenvolvimento de Jogos Digitais para Ensino de Programação. ANAIS DOS WORKSHOPS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2016), [s.l.], p.1127-1136, 2016.

CARVALHO, R J. O. “Virar a Sala de Aula”: Centrar a Aprendizagem no Aluno Recorrendo a Ferramentas Cognitivas. Relatório de projeto de mestrado em Ensino de Informática – Universidade do Minho, Braga, p. 369, 2014.

MARQUES, D. L.; COSTA, L. F. S.; SILVA, M. A. A. & REBOUÇAS, A. D. D. S., Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução à Programação utilizando Jogos e Python. Anais Eletrônicos… In: Workshop de Informática na Escola de 2011, Aracaju/SE, 2011.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DE LIMA, Raphael A.; DE SÁ, Eduardo F.; PORTO, André P.; RODRIGUES, Rodrigo L.; DA SILVA, José A.. Relato de Experiência sobre a Criação de um Clube de Desenvolvimento de Jogos com Foco em Habilidades de Pensamento Computacional. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 596-602. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8937.