Relato de Experiência sobre a Criação de um Clube de Desenvolvimento de Jogos com Foco em Habilidades de Pensamento Computacional

  • Raphael A. de Lima UFRPE
  • Eduardo F. de Sá UFRPE
  • André P. Porto UFRPE
  • Rodrigo L. Rodrigues UFRPE
  • José A. da Silva UFRPE

Resumo


Este trabalho relata a experiência de um grupo de graduandos de um curso de Licenciatura em Computação em uma escola pública de ensino médio técnico. Foram estimuladas diversas atividades com o intuito de melhorar o desempenho escolar dos alunos nas competências de programação. Suas afinidades e conhecimentos prévios sobre o tema de jogos digitais foram utilizados para aplicar uma metodologia de sala de aula invertida com o intuito de ensinar os conceitos de pensamento computacional. A mistura de um tema que instiga os alunos com conceitos de programação mostrou resultados positivos no sentido de aumentar a familiarização dos alunos com o desenvolvimento de jogos, e consequentemente, a lógica de programação.

Referências

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Publicado
02/12/2019
Como Citar

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DE LIMA, Raphael A.; DE SÁ, Eduardo F.; PORTO, André P.; RODRIGUES, Rodrigo L.; DA SILVA, José A.. Relato de Experiência sobre a Criação de um Clube de Desenvolvimento de Jogos com Foco em Habilidades de Pensamento Computacional. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 596-602. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8937.