Divertix: um Recurso Educacional Digital para a Aprendizagem da Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Joyce da Silva Sousa UFC
  • Lídya de Lima Monteiro UFC
  • Antonio Nathan Serra Souza UFC
  • Danilo do Carmo de Souza UFC
  • Juscileide Braga de Castro UFC
  • Márcia Duarte Medeiros UFC
  • Maria de Fátima Costa de Souza UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC

Resumo


Ainda que a Estatística faça parte do currículo escolar desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, a grande parte dos estudantes apresentam dificuldades concernentes à compreensão de dados e informações numéricas ou textuais expressas em gráficos ou tabelas. Dentro desta perspectiva o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) e suas contribuições para o ensino de conceitos estatísticos. O RED possui narrativa que se desenvolve no cenário de uma revista (Divertix) em que o usuário é convidado a utilizar habilidades referentes à Estatística, como ler e interpretar gráficos e tabela, relacionar texto e gráfico e construir gráficos; para finalizar as matérias da revista.

Referências

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Sommerville, Ian. (2011); Engenharia de Software, 9o ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall
Publicado
02/12/2019
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SOUSA, Joyce da Silva; MONTEIRO, Lídya de Lima; SOUZA, Antonio Nathan Serra; DE SOUZA, Danilo do Carmo ; DE CASTRO, Juscileide Braga; MEDEIROS, Márcia Duarte; DE SOUZA, Maria de Fátima Costa; DE CASTRO FILHO, José Aires. Divertix: um Recurso Educacional Digital para a Aprendizagem da Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 603-609. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8938.